Escola de tempo integral engaja comunidade em busca ativa de matrícula

?O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, localizado na cidade de Paulistana e distante 385 km de Teresina, realizou o Dia D de busca ativa para campanha de matrícula no último dia 18, sexta-feira.

A escola diversificou as estratégias de divulgação para atrair o público apto para a oferta de ensino de Tempo Integral e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O Dia D da busca ativa foi um momento para que as escolas se organizem e se preparem para acolherem e apresentarem o que o Ensino Médio Integral e Profissional tem a oferecer, e assim, intensificar o número de matrículas.

Para a gestora escolar, Lucicleia Acioly, mais do que falar sobre como funciona a metodologia da escola, a ideia é que os visitantes vivenciem este diferencial que torna o integral uma proposta de ensino. “A busca ativa foi o nosso dia de mobilização da matrícula em que fizemos uma recepção, música ao vivo, sorteio, apresentação dos cursos nas salas, então a comunidade veio se informar sobre as possibilidades que a nossa escola tinha a oferecer. As atividades aconteceram durante todo o dia e a repercussão na cidade foi positiva”, disse.

A campanha teve o mote 'Lucinete, meu amor!' que valoriza a escola e os funcionários e entre as ações houve mobilização com instalação de bandeiras nas vias públicas, destacando a oferta dos cursos; o encontro com gestores e professores da rede municipal; panfletagem e visita a bairros da cidade Paulistana, comunidades do interior e municípios vizinhos.

A gestão escolar informou que já realiza o trabalho prévio com as instituições que ofertam o ensino fundamental no município para gestores escolares e professores apresentando o plano pedagógico e os cursos disponíveis na rede estadual. “Em cada bairro tem alunos e professores da escola, então, selecionamos os bairros de Paulistana, no interior e municípios vizinhos em que foram distribuídos mais de 2 mil informativos nas casas para chamar os estudantes. Fizemos uma mobilização visitando todas as escolas da rede municipal de Paulistana com os estudantes falando dos cursos”, informou.

No interior os estudantes também tomaram a frente para incentivar os colegas a voltar à escola. “Tivemos grandes exemplos de profissionais que se engajaram no incentivo da comunidade ter o poder de voltar às aulas. Uma professora, que é enfermeira, pregou cartaz e distribuiu informativos no posto de saúde, chamando a comunidade para despertar para os estudos. Muitos conseguiram fazer até que a família se interessasse em voltar para sala de aula”, celebrou Lucicleia Acioly.

"A campanha objetivou atrair os novos alunos para 2023 e estamos nos empenhando para receber os novos alunos. No próximo ano teresmos novos cursos, temos uma boa estrutura e estamos divulgando nos bairros tudo o que a escola nos oferece", informou o estudante Gutemberg Lima.