Estudantes participam da I Feira de Inovação e Popularização de Pedro II

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Tertuliano Solon Brandão, localizado na cidade de Pedro II, desenvolveu durante a manhã da sexta-feira (11) a I Feira de Inovação e Popularização de Pedro II, que consiste em uma exposição científico-tecnológica, na qual os alunos de 1ª 2ª e 3ª série de Ensino Médio da instituição, apresentaram amostras produzidas pelos mesmos com as áreas de Química, Física e Biologia. O evento contou com a participação de diversos estudantes da cidade de Pedro II nos níveis de Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação.

O projeto visa expandir o conhecimento dos estudantes através da área da Ciência e da Tecnologia de forma prática. Para a produção dos experimentos, cada professor ficou encarregado de orientar os alunos de acordo com suas respectivas áreas de conhecimento abordadas no projeto.

Na área de Física, sob a supervisão do professor Carlito Alves, os educandos apresentaram experimentos relacionados com a Hidrodinâmica (Braço mecânico), Óptica Geométrica (Espelho infinito e Associação de espelhos planos), Circuitos elétricos (Associação em série e em paralelo) e Eletromagnetismo (Princípio do motor e eletroímã). Contando ainda com a colaboração da professora de Física, Valdelívia de Sousa, foram realizados com os estudantes experimentos abordando o conceito de densidade (uvas-passas dançantes, arco-íris de açúcar), processos de eletrização (telepatia do palito), pressão atmosférica (nuvem na garrafa), experimentos práticos como a serpente de faraó, tempestade num copo d’água.

Na disciplina de Química, os estudantes receberam o acompanhamento do professor Paulo Roberto de Oliveira, onde foram apresentados experimentos relacionados com a densidade das substâncias e a utilidade da densidade no cotidiano com os icebergs, os navios, bebidas com gelo, incluindo o experimento de fazer água pegar fogo.

Já na área de Biologia, sob a orientação do professor Sales Neto, foram apresentados trabalhos realizados em sala de aula sobre a estrutura da membrana plasmática, diferenças entre os meios de concentração (isotônico, hipotônico e hipertônico) e transporte da membrana plasmática (difusão e osmose).

Palestra

Como parte integrante da disciplina Projeto de Vida, que por sua vez, objetiva fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas e desejos para o futuro, focando em sua formação integral, o Ceti Tertuliano Solon Brandão realizou uma palestra com o tema “Assim como tu pensas, tu és”. A palestra foi ministrada pelo bancário e empresário da cidade de Pedro II, Edinaldo Soares. Trazendo como foco central da palestra “O Meu Amanhã”, o empresário expôs a reflexão de que a vida pode ser vista como uma maratona na qual somos livres para decidir como construí-la de acordo com a própria consciência e um dos desafios dessa construção consiste em escolher e desenvolver uma profissão. Durante a palestra foram realizadas dinâmicas com os estudantes buscando refletir que os pensamentos são altamente poderosos, a ponto de serem capazes de transformar vidas, positivamente ou até negativamente.