Estudantes desenvolvem projeto em alusão à Independência do Brasil e a Consciência Negra

Independência do Brasil, momento que se tornou um marco histórico, cultural e sociológico para o povo brasileiro e Consciência Negra, data que se destaca pelo orgulho da raça negra e a luta através de movimentos sociais contra o racismo e pela igualdade social, ambas carregam momentos de extrema importância para a sociedade. Sabendo dessa importância, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, foram mobilizados a desenvolver o projeto Bicentenário do Brasil e Consciência Negra, marcado por diversas atividades como homenagem das datas comemorativas.

O projeto foi idealizado pela coordenadora pedagógica da escola, Mary Reis, a partir da alusão dos 200 anos de Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro desse ano, sendo abordadas as conquistas e as evoluções que aconteceram durante esse período, bem como a importância na parte pedagógica dos alunos, explorando o protagonismo juvenil, uma vez que as produções dos trabalhos apresentados foram construídas pelos próprios estudantes.

A diretora da instituição de ensino, Rejane Coelho, destaca que o desenvolvimento do projeto se torna importante para os alunos por incentivar a construção do conhecimento sobre o tema e trabalhar na desenvoltura deles. “O desenvolvimento do projeto tira o aluno da sala de aula tradicional e leva a ele uma construção de conhecimento e trabalha também a desenvoltura e comportamento de cada um. Pois à medida que vão apresentando os trabalhos ao público, vão vencendo seus próprios medos. Além de colaborar para a sensibilização ao reconhecimento das comemorações da Consciência Negra e Independência do Brasil”, disse.

A culminância do projeto, realizada na manhã da sexta-feira (11), para os 260 alunos de Ensino Médio integrados na escola em regime de tempo integral, contou com uma programação especial na quadra poliesportiva, onde ocorreu a exposição de banners em stands, destacando a cultura, culinária, metamorfose da gramática brasileira, consciência negra, evolução da saúde, reciclagem, evolução da energia, além de apresentações de dança, música e teatro.

"Esse trabalho que a escola está desenvolvendo é de suma importância, visto que estou aprendendo muito sobre o Bicentenário, hoje conheci diversas culturas, e descobri que o Brasil é muito rico", conta Renata Sheilla, aluna do 1° ano do Ensino Médio do Ceti Pinheiro Machado.

A professora da disciplina de Artes e Projetos Integrados, Teresa Fortes, ressalta ainda que projetos como esse colaboram para o próprio cotidiano dos alunos e os inclui no trabalho de construção da sociedade. “Esses projetos que as escolas oferecem aos alunos, são importantes para que eles venham a ser protagonistas do seu próprio cotidiano, a aprender a se socializar, aprender a desenvolver trabalhos, metas, e ao mesmo tempo, estar se incluindo no trabalho da sociedade, já que essa é a intenção dos projetos”, afirma a professora da disciplina de Artes e Projetos Integrados, Teresa Fortes.