Escola de Guaribas trabalha Projeto de Vida com estudantes

"A forma como foi explicado pela consultora do SEBRAE, me ofereceu importante conhecimento em algo que vai me ajudar no futuro com projetos inovadores”, disse a estudante Lara Cibelle, do 1º ano do Ensino Médio, do CETI Paulo Freire, de Guaribas, durante a realização da palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A ação é parte do componente curricular Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio.  


A escola possui 220 estudantes matriculados nas três séries do ensino médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A professora Pedrina da Costa, responsável pela ação, explicou que a proposta é falar sobre a importância de conhecerem suas habilidades para focar em um futuro profissional promissor. Para trabalhar temas como Gestão e Habilidades, a professora montou um projeto que pudesse despertar o empreendedorismo. “Esse projeto irá contribuir para que os alunos possam encontrar uma maneira de empreender em seu município, evitando assim sua saída do lugar onde vivem, em busca de melhores condições de vida”, explicou a professora.  

A parceria com O SEBRAE teve a presença da instrutora Margarete Araújo, que falou aos estudantes sobre as possibilidades de cursos e áreas que podem contribuir pra montar seu próprio negócio. A estudante Lara ainda falou: “Os cursos que me foram apresentados, como marketing digital e empreendedorismo, me interessaram porque, recentemente, abri uma loja com minha mãe e quero fazer com que ela cresça. Pretendo fazer esses dois cursos para ser a maçaneta que abre as portas. O Projeto de Vida, através do projeto Gestão e Habilidades, me fez acreditar e investir no meu futuro”. 


A estudante Morgana Rica, do 3º ano, também esteve na palestra e conta que "a experiência com o Projeto Gestão e Habilidades, com a participação do Sebrae, foi excelente, pois foi um incentivo para muitos jovens se descobrirem e conhecer o que querem para o futuro”. Ela diz que o componente curricular é uma porta de entrada para todos os jovens que têm dúvidas sobre que carreira seguir e eventos como esse proporcionam vivências que auxiliam no processo de decisão.  

SOBRE O PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO 

Dividido em uma Formação Geral Básica (FGB) – o que representa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e os Itinerários Formativos, o novo currículo para o Ensino Médio foi construído para dar ao estudante a possibilidade de passar pela etapa final da Educação Básica tendo oportunidade de escolher um itinerário para seguir.  

Assim, a etapa do Ensino Médio terá uma carga horária de 1.800 para a FGB e 1.200 para os Itinerários (exceto nas escolas de tempo integral) e essa carga horária flexível será apresentada de forma que permita ao jovem vivenciar essa possibilidade desde a 1° série, a partir da vivência com o Projeto de Vida e as eletivas de curta duração. 

PARCERIA COM O SEBRAE 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Canal Educação, firmou uma parceria com o SEBRAE para levar conhecimento aos estudantes e comunidade em geral. São ministrados cursos e palestras sobre empreendedorismo e profissões. A ação é destinada a alunos do Ensino Médio, Cursos Técnicos, EJA, UAPI e Comunidade em geral, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal Educação. 

O Programa de Educação Empreendedora pretende despertar a vocação para empreender, proporcionando aos alunos uma visão de mundo mais ampla, para que seja possível identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades