Estudantes piauienses conquistam medalhas nas Olimpíadas de Física

Estudantes do CETI Pedro Coelho de Resende, do município de Boa Hora, conquistaram medalhas de ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). A competição é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução, e acontece desde 2010. As medalhas serão entregues no dia 17 de novembro, em solenidade na Universidade Federal do Piauí (UFPI).


A escola, localizada na Rua Projetada, Planalto São Raimundo, possui mais de 850 estudantes matriculados no ensino médio integral e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os medalhistas foram Luís Felipe Carvalho Damasceno e Mayara de Sousa Gomes, ambos do 2º ano, e o ex-aluno Matheus Henrique, que irão receber medalhas de ouro. Já Magno Renan da Silva, do 2º ano receberá medalha de bronze. 

“Era 2020 quando a pandemia começou e causou muitas incertezas em um dos mais importantes anos da minha vida. Eu estava no 9º ano do ensino fundamental e quando ingressei no ano seguinte, no 1º ano, eu vi muitas matérias novas e interessantes. Muitas me chamavam bastante a atenção e a principal delas foi a Física”, disse a medalhista de ouro Mayara de Sousa, que lembra ter tido apoio dos professores para desvendar a área que foi primordial para obter conhecimentos na competição. 


Outro estudante de destaque é Magno Renan, do 2º ano A. Ele conta que a preparação para as provas da OBFEP teve muito reforço da equipe escolar e os professores sempre estiveram à disposição para tirar dúvidas. “Tinha algumas questões bem difíceis, mas consegui levar a medalha de bronze e se eu puder vou participar novamente para tentar a de ouro”, explicou.