Seminário de Educação Infantil e Alfabetização reúne educadores em Teresina


Teve início na tarde desta quarta-feira (09), o Seminário de Educação Infantil e Alfabetização, que busca capacitar gestores, educadores e demais profissionais da área da educação acerca do desenvolvimento das temáticas. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o seminário é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e vai até a próxima sexta-feira (11), no Diferencial Buffet, em Teresina.

Palestrantes renomados do cenário educacional estão no evento para trocar experiências e conhecimento sobre Educação Infantil e Alfabetização. Dentre eles, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, que tratará do tema "Inovações em práticas pedagógicas: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental". 


Durante a abertura, os municípios piauienses que se destacaram no âmbito educacional foram homenageados. No II Prêmio Gestor Educador foram selecionados 36 municípios que obtiveram os melhores resultados no SAEB 2021, de acordo com os Territórios de Desenvolvimento do Piauí nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental no âmbito estadual. No Selo Undime de Alfabetização foram selecionados os 31 municípios que obtiveram os melhores resultados do 2º ano no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). A 3ª, 11ª e 16ª gerências regionais de Educação também foram agraciadas com as premiações.


A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, afirmou que o evento vem para ajudar na elaboração de estratégias por parte dos educadores na educação básica, contemplando os 224 municípios do Piauí.


"Na maioria dos municípios do Piauí, assim como o meu, a educação pública não parou. Os dirigentes municipais junto a seus prefeitos e as suas equipes buscaram ações e estratégias para que o município pudesse atender a cada criança, a cada adolescente. No meu município foi assim. Nós buscamos atender a todos os 970 alunos matriculados naquela época, fosse em casa, fosse por meio de uma tela de computador, em um agente educacional que ia até a casa de cada criança e foi por isso que nós conseguimos resultados positivos nas avaliações educacionais”, destacou a dirigente.

Luiz Miguel Garcia ponderou que o trabalho do Piauí na área da alfabetização e educação infantil é referência para a Undime Nacional. "Venho desde já dizer que eu também vim aprender muito aqui com vocês, espero de alguma forma contribuir também com este evento. Contem com a Undime, porque a Undime conta com vocês sempre muito obrigado por esse momento muito especial”, disse.


A professora Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), afirmou que o Governo do Estado do Piauí tem investido muito em educação e tem aberto muito as portas da educação para os municípios. “O Governo entende a importância desse trabalho em regime de colaboração, porque entende que o aluno não é o aluno da rede municipal, ele não é o aluno da rede estadual, ele é o aluno piauiense. E esse aluno, essa criança, ela é de responsabilidade de todos, ela é de do Governo do Estado, da Secretaria de Educação Estadual, da Secretaria de Educação Municipal, dos prefeitos, do Ministério Público, do Tribunal de Contas. Então, todos nós somos responsáveis pelas crianças e pelos nossos estudantes”, disse.


Sobre o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa , Gabriela Oliveira acrescentou que  hoje é o maior programa em regime de colaboração do estado, com os 224 municípios pactuados. E não é só pactuação. O Governo, por meio da Seduc, investe em bolsa de extensão tecnológica para as equipes municipais; investe em material didático complementar; em formação de professores, tudo isso para que a educação seja realmente de qualidade”, completou.

Próximos dias de Seminário

O segundo dia de apresentações será aberto com a palestra "Educação Infantil: Um espaço para ser criança, práticas pedagógicas e aprendizagem", ministrada pelo professor doutor Israel Boniek. 

Na tarde deste dia, o prof. Dr Geraldo Almeida irá falar a respeito das formas de solucionar dificuldades de leitura, escrita e produção de texto dos alunos da educação básica. Além disso, haverá também a participação da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, e do auditor do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Gilson Soares Araújo.

Para finalizar o evento, as palestrantes Telma Ferraz, Gabriela Oliveira e Angela Hoemke irão contribuir com as últimas apresentações da agenda.