Governadora e secretário iniciam entrega dos cartões Passe Livre ENEM

Por Wilk Leal


“Eu creio que isso seja uma coisa muito boa, que vai ajudar na questão financeira para quem não tem condições de se deslocar de um local para outro para fazer a prova”, disse o estudante Clayton Wadson, do 3º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Modestina Bezerra. Ele e outros alunos estiveram na manhã desta quarta-feira, 9, no Palácio de Karnak, para a entrega dos primeiros Passes Livres a estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dias 13 e 20 de novembro.

A solenidade teve a presença da governadora Regina Sousa, do secretário de Educação, Ellen Gera, gerentes regionais de Teresina e estudantes de várias escolas da capital. No total, serão entregues 9.500 passes, sendo, em Teresina, mais de 2.200 estudantes beneficiados com o cartão Passe Livre, e no interior a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza a logística de transporte para garantir o traslado dos estudantes em 192 municípios até os 32 municípios polo de aplicação, garantindo gratuidade de acesso aos locais de prova aos alunos da rede estadual.  

“Em nome de todos os estudantes, gostaria de expressar a felicitação da apresentação desse passe para os estudantes da rede pública estadual”, disse o estudante Jardel Ribeiro Lima, do CETI Modestina Bezerra. Ele ainda falou aos presentes que a principal importância é que todos terão a oportunidade de se locomover até o local de realização das provas e isso é possível graças ao olhar do governo em dar as condições aos estudantes no acesso à educação.  

A gerente da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), Kátia Leite, destacou que a gratuidade do transporte é parte importante para o estudante, que já se preparou por anos para as provas e agora deve ter tranquilidade até o dia do exame. “Essa logística, feita pela Seduc e as GREs, melhora cada vez mais a taxa de presença nas provas”, observou, ainda completando: “Isso mostra o quanto a educação é prioridade”.  

A gerente da 20ª GRE, Luiza Vieira, lembrou que eventos como esse são importantes “para que os estudantes vejam as ações que o governo está fazendo para que eles tenham acesso ao local de prova e o Piauí consiga primeiro lugar de presença no ENEM”.

A seis dias da aplicação das provas, a equipe Pré-ENEM Seduc possui 23 ações e isso coloca o Piauí como um dos maiores em ações de inclusão universitária.

A coordenadora de mediação tecnológica, Viviane Carvalhedo, explicou: “Esse é um gesto do governo do estado em dar gratuidade no transporte e fazer a logística de 192 municípios até os 32 municípios polos de aplicação das provas garantindo que a gente tenha as maiores taxas em relação a realização as provas”.  

Viviane ainda lembrou que os números de inscrição aumentaram, além de ser o estado com maior taxa de presença e grande quantidade de estudantes aprovados para cursos com alta performance como Medicina e Direito.  

O secretário Ellen Gera, afirmou que esse é o compromisso, permitir que os estudantes cheguem até os locais de aplicação de provas. “Queremos mais uma vez comprovar o que nós temos dito e vivenciado em todo o país, que o Piauí é o estado mais apaixonado pelo ENEM. Quem diz isso são os números. Desde 2016 nós temos a política do passe livre e em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021 foi o estado que teve os menores números de faltosos nas provas”, explicou.

A governadora do Piauí, Regina Sousa, frisou que a meta do estado é manter o maior índice de comparecimento nas provas e os investimentos em educação se refletem nesses bons resultados de inclusão universitária. "Está todo mundo preparado com o ensino médio e o Pré-ENEM. Força para quem ainda está esmorecido e cada um ajudando e tendo a confiança dos bons resultados”, disse em tom de entusiasmo e encorajamento aos estudantes presentes.