Mais de 300 estudantes acompanham revisão Pré-Enem em Barras

Com a proximidade da realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontece no próximo domingo, 13 de novembro, os estudantes da rede estadual estiveram atentos a cada detalhe dos conteúdos e dicas da caravana Pré-Enem Seduc Na Estrada. Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), as revisões deste sábado (5) foram dedicadas aos mais de 300 (trezentos) alunos e treineiros do exame da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Barras, localizada a 128 quilômetros da capital Teresina.

No Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Rego Damasceno, na cidade de Barras, acompanharam as aulas das disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, os estudantes dos municípios de Barras, Cabeceiras, Batalha, Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Esperantina.

As revisões do Pré-Enem Seduc são marcadas também pela descontração entre as aulas com sorteios de brindes e diferentes desafios. No início da revisão, os estudantes da Unidade Escolar Deusa Rocha realizaram uma apresentação artística com o grupo 'Dance & Art Deusa Rocha'  contando as raízes do Piauí.

Entre as aulas, os estudantes participaram de mini desafios em troca da premiação do Kit com material pedagógico ‘Coleção Enem Pré-vestibular - Educação Híbrida’, que contém 12 livros de componentes curriculares, simulados e Manual de Redação.

A estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Francisca Trindade, na cidade de Barras, Maria Fernanda Alves de Sousa, está confiante para ingressar no curso de matemática e relatou como divide sua rotina de estudos para o Enem. "Eu comecei a estudar para o Enem já em fevereiro por meio de cronograma que eu pesquisei e com a ajuda do meu primo que fez a prova ano passado. Então, desde o início eu venho me preparando com o conteúdo que a escola de tempo integral coloca para nós e em casa eu procuro descansar. Toda a noite me organizo para estudar os assuntos da semana. Agora, próximo da prova, eu estou revisando aos poucos e estou confiante para cursar matemática pois é uma disciplina que tenho facilidade. Pensei em outras áreas, mas será esta que irei seguir", declarou.

Francisca Mendes Calaço tem 46 anos e voltou à sala de aula cursando a Educação de Jovens e Adultos no IFPI, da cidade de Barras, almejando o sonhado ingresso no ensino superior. "Iniciei os estudos tempos atrás e não pude concluir, pois tive que cuidar dos meus pais que adoeceram. Em 2020 consegui voltar para a sala de aula e agora estou me preparando para cursar pedagogia. Estou me dedicando para este momento que está  próximo e será a primeira vez que farei o Enem então, estou na expectativa de fazer bem a prova. Foi a primeira vez que participei deste tipo de revisão e estou gostando da descontração nas aulas", afirmou.

Para os responsáveis por compartilhar o conhecimento e, neste momento, conter a ansiedade dos estudantes para o Enem, foi dedicado também um momento de revisão com o Enem Mil. A iniciativa trabalha o desenvolvimento de atividades em diversas estratégias com foco no Enem e é voltada para os professores no sentido de colaborar ainda mais na formação dos estudantes.

Mara Veras leciona na Unidade Escolar Matias Olímpio, no município de Barras, e participou pela primeira vez da revisão destinada aos professores durante a caravana Na Estrada. Ela celebrou o olhar dedicado aos orientadores nesta preparação para o exame.

"Achei muito importante a iniciativa da Seduc em levar a capacitação presencial para os professores durante as revisões. O Enem Mil não nos deixa isolados  e ajuda a conhecer novas metodologias e, de qualquer forma, um pontinho a mais ajuda nossos alunos. Diante do conteúdo já exposto, acredito que este momento vai contribuir muito no nosso dia a dia em sala e pelo que estou acompanhando vamos ter novas perspectivas para auxiliar na elevação de rendimento dos estudantes", enfatizou a professora.

A caravana Pré-Enem Seduc Na Estrada segue a preparação dos estudantes também neste domingo, 6 de novembro.  A equipe de professores desembarca na cidade de Altos e municípios vizinhos da grande Teresina para compartilhar os conteúdos da revisão. O encontro com os alunos acontecerá no Centro Estadual de Tempo Integral Rama Boa.

Os estudantes em todo o Estado também poderão acompanhar os conteúdos compartilhados pelos professores ao vivo através da transmissão do Canal Educação, no Youtube, e pela TV Meio Norte.