Professores do interior expõem seus experimentos com a oficina de Robótica

“Nós abrimos turmas para os professores do interior, que são em torno de 24 professores. Eles vieram aqui para mostrar seus projetos de conclusão de curso. O nosso principal foco é que os professores das diversas áreas de conhecimento adentrassem nessa área de tecnologia. Com todo esse processo realizado por eles através do projeto de robótica, eles vão poder replicar, mostrando para os alunos para que eles entendam que são projetos viáveis para eles também. Queremos mostrar para o público que está aqui pelo recinto que é possível fazer robótica, fazer tecnologia, independentemente da sua área de conhecimento”, declara o professor e coordenador do projeto de robótica, Ranildo Lopes.


Professores das escolas do interior realizaram, na manhã da sexta-feira (04), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), uma feira de exposição de seus experimentos produzidos através da oficina de Robótica, implantado pela Seduc e denominada de Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker). Com o objetivo de fortalecer a educação por meio da tecnologia, o Centro Maker oferta oficinas práticas de robótica para que os estudantes de toda a rede tenham acesso a esta área do conhecimento, que expande o processo de ensino e aprendizagem.

“Essa feira realizada aqui é uma pequena amostra do que cada professor de cada uma das nossas escolas, que estão em processo de treinamento, estão aprendendo e levando para as escolas. Já imaginou um professor de Filosofia trabalhando robótica na escola? Significa dizer que todos podem participar e nós podemos crescer exorbitantemente na questão da área de tecnologia, ou seja a tecnologia está aberta a todos, basta o conhecimento básico. E aqui tem um valor agregado ao conhecimento que é o valor da programação, de componentes eletrônicos e levaremos para as escolas. Os professores estão sendo treinados para posteriormente trazermos algo fundamental e prático para as nossas crianças e adolescentes”, esclarece Carlos Alberto Pereira, superintendente de Ensino da Seduc.


A professora de Matemática, Euzélia Alves, da Unidade Escolar Wall Ferraz, localizada no município de Água Branca, relata sua experiência com o treinamento que participou nos últimos meses e revela que o curso deu a ela mais segurança e conhecimento acerca da área de robótica e tecnologia para que ela possa posteriormente replicar para seus alunos em sala de aula.

“Eu trabalho com matemática e a robótica é algo interessante para eu mostrar para meus alunos. Então quando veio a oportunidade de fazer o curso de robótica eu fiquei muito feliz, chamei logo todos os meus colegas para fazerem comigo e hoje eu consegui fazer uma programação, fazer a prototipagem de tudo e trazer para outros verem o resultado. É realmente incrível, e imaginar como é que vai ser quando os meninos estiverem fazendo isso na sala de aula é realmente importante. Nós estamos pretendendo levar para a sala de aula, falamos muito sobre isso para no ano que vem começar em sala de aula. Faremos ainda esse ano em nossas escolas a feira para mostrar para eles aquilo que a gente aprendeu e aquilo que eles podem fazer”, disse ela.


Desde 2017, o treinamento para professores das escolas públicas replica a robótica em toda a rede. O projeto conta atualmente com 5 professores que fazem treinamentos para outros professores que serão replicadores de robótica nas escolas, além de quatro polos extras onde são ministradas aulas de robótica para alunos da rede estadual aos sábados, onde podem criar experimentos tecnológicos. Ao final do curso, eles recebem certificação.

“Esse projeto da Superintendência de Ensino permite a qualificação. Temos 24 professores do interior que estão fazendo o treinamento. e mais de 50 professores já passaram por isso, com projetos de robótica e automação. Eles vão ser multiplicadores. Nos polos, a gente atende mais de 60 alunos aos finais de semana”, explica o coordenador Ranildo.