Canal Educação lança projeto de Gramática para professores do PI

“Nós vamos conversar com professores de qualquer lugar do Estado, onde a Secretaria de Estado da Educação nos designar, sobre a possibilidade de se ensinar a Gramática de uma forma lógica e prática para contribuir com o desempenho do ensino. Será uma experiência que nós vamos tentar na expectativa de que possamos fazer com que o professor se interesse pela língua e seja capaz de dizer ao aluno que a língua cumpre uma função social”, declara Cineas Santos, professor, poeta piauiense e coordenador do projeto A Gramática a Serviço da Língua.

Durante a manhã da quinta-feira (03), em uma transmissão ao vivo pelo Canal Educação, foi realizada a solenidade de lançamento do projeto A Gramática a Serviço da Língua, que consiste na oferta de oficinas para os professores de Língua Portuguesa das séries iniciais e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas municipais e estadual, com enfoque no estudo da gramática normativa da Língua Portuguesa de forma prática e objetiva, atrelando as regras gramaticais ao uso social da língua, visando a capacitação de professores e a melhoria do desempenho dos estudantes.

“Um programa como esse será muito necessário para os professores de Letras, que terminam por trabalhar conteúdos apenas na parte metodológica, e eles precisam desse tipo de criatividade e diferencial que tem o professor Cineas para entenderem como abordar assuntos de maneira a melhorar o aprendizado dos estudantes. Com certeza, com o final desse projeto, iremos fazer uma avaliação muito boa do seu resultado”, disse a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, durante a sua participação na transmissão ao vivo da solenidade pelo Canal Educação.

Além da governadora, o evento contou com a presença de outras autoridades públicas como o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o secretário municipal de Educação de Teresina, Nouga Carvalho; a secretária municipal de Educação do município de Domingos Mourão e presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Piauí, Érica Melo; o secretário municipal de Educação da cidade de Barras, Ramon Vieira; a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, Viviane Holanda; e a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o foco das oficinas são os professores da área de Linguagens, mas o projeto será importante para os professores de todas as áreas de conhecimento. “É importante destacar que a rede estadual de educação vem ao longo do tempo trabalhando muito na formação dos nossos professores. Estamos agora com o professor Cineas, que está trabalhando com os professores de Linguagens, por meio deste projeto. O professor Cineas lança hoje aqui essa oficina de forma mediada com a tecnologia, mas nós vamos percorrer todo o Piauí, indo ao encontro presencial com os professores para que possamos cada vez mais qualificar a aula de linguagens e gramática na sala de aula que é muito importante para todas as áreas de conhecimento. O foco inicial são os professores de linguagens. A linguagem proporciona o aprendizado para todas as áreas que usam o bom entendimento da língua”, destaca ele.

Na primeira fase, as oficinas presenciais ministradas por Cineas Santos contemplarão os municípios de: Barras, nos dias 8 e 9 de novembro; Domingos Mourão, nos dias 22 e 23 de novembro e Santa Cruz do Piauí, nos dias 6 e 7 de dezembro.

“Nós estamos iniciando mais uma agenda de formação para os professores das redes, tanto municipal como estadual, focando na normativa da gramática da Língua Portuguesa, estando a serviço da comunicação social. Então agora nós estamos nessa primeira fase iniciando com alguns municípios presencialmente. São 16 horas de formação e, na sequência, faremos também agendas virtuais pelo Canal Educação", explica Viviane Holanda, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica.