Escola mobiliza estudantes com Circuito de Práticas Corporais

Engajar estudantes que têm resistência às práticas esportivas requer estratégias criativas de mobilização para as aulas de educação física. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina-PI, o alunado vem se movimentando com o projeto Circuito de Práticas Corporais "Movimenta CETI JHAS".

No próximo sábado (5) acontece na escola, a partir das 7h30min, o encerramento do projeto que tem por objetivo apresentar aos estudantes a consciência de práticas esportivas para além dos fundamentos dos esportes.


Com informações na teoria e prática, durante os meses de agosto, setembro e outubro, foram incentivadas atividades para criar o hábito da atividade física, interpretar informações ligadas à mídia e consumo quanto a padrões de beleza, exercício, desempenho físico e saúde.


Mediado pela professora da disciplina de Educação Física, Deusanira Santos, as atividades criativas foram pensadas para movimentar os estudantes na teoria reflexiva e prática.

“A participação dos estudantes foi efetiva em toda a execução do projeto. Após a proposta das atividades, o CETI realizou o mapeamento das habilidades preexistentes dos discentes, a fim de motivá-los a se engajarem na execução do projeto.  Houve o momento de criação com debate de ideias, criação de roteiro, ensaios, treinos, montagem das equipes e inscrição de times no campeonato esportivo”, explicou a professora.


Estão envolvidos no projeto os 311 estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio na criação de diversas atividades artísticas e culturais, como também a participação em campeonatos esportivos nas modalidades de Danças, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Queimada, Uno e Cubo Mágico.


Segundo a diretora, Djanira Alencar, o Circuito de Práticas Corporais "Movimenta CETI JHAS" foi idealizado para ampliar o desenvolvimento geral dos estudantes e permitir a eles os conhecimentos distintos.

“Esse projeto acontece todo ano e trabalhamos não só o esporte em si como práticas corporais, mas incentiva as atividades culturais como o desenvolvimento do autocuidado no âmbito escolar. A professora sempre busca trabalhar os diversos tipos de atividades nas aulas e a promoção dessas atividades não só instala o hábito da prática, como também serve de espaço para promover valores pedagógicos, além de proporcionar divertimento, experiências formativas e benefícios aos alunos.”, pontuou a gestora escolar.