Seduc capacita gestores municipais no Palavra de Criança


A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através do Programa Palavra de Criança, uma parceria  do Unicef e do Instituto Probem, realiza nesta terça (21) e quarta-feira (22), no auditório do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, a capacitação dos coordenadores municipais de alfabetização, responsáveis pelo programa Palavra de Criança. Aproximadamente 200 municípios de todas as regiões do estado participam da formação.



De acordo com Carmem Portela, coordenadora do Programa Palavra de Criança no município de Teresina, o encontro é voltado para todos os coordenadores municipais de alfabetização, que são os mesmos coordenadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Segundo Carmem, o Palavra de Criança e o PNAIC são fundamentais para a elevação dos índices de melhoria na educação,  uma vez que os colaboradoes do PNAIC tem um papel muito importante para que o projeto se realize nos municípios. "Neste momento o Instituo Probem junto à Seduc e ao Unicef entram nessa luta para que os coordenadores  possam fazer um trabalho de qualidade já que estão sendo formados e orientados para desenvolver as estratégias em cada um de suas cidades", explica.



Ao falar sobre a qualificação nas escolas, o professor Pedro Prudêncio, do município de Santa Luz, destacou que o programa está trazendo as famílias para dentro da escola. "O Palavra de Criança envolve mais a comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem. Isso é fundamental para a educação evoluir, pois se a família não trabalhar em parceria com a escola, a educação pode ter falhas", destaca.

Para a professora Gardência Carvalho, do município de Campo Largo, a qualificação promovida pelo Programa é destaque porque a educação na rede municipal rural é muito carente. "Participando de ações desse nível, temos as ferramentas necessárias para atuar com mais facilidade", explica Gardência.

 Com informações: Elza Muniz