Bolshoi seleciona estudantes da rede estadual de educação do Piauí para estudarem em Joinville

A companhia já veio a cidade em 2004 e 2012 e já formou 8 piauienses na escola desde a primeira seleção

A equipe do Balé Bolshoi esteve na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório da Escola Fazendária, para seleção de novos alunos de 9 a 11 anos. Os testes físicos foram realizados por ex-bailarinos da companhia de dança. Essa é terceira vez que a equipe do balé vem à capital piauiense selecionar novos integrantes entre os estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Os 10 melhores irão para a etapa nacional, que acontecerá em Joinville, Santa Catarina, nos dias 07 e 08 de outubro de 2022.


A ex-aluna Bolshoi, Franciele Rocha Faria, disse que em 2007, quando foi selecionada, a sua vida mudou inteiramente. “Me formei em 2011 e quis voltar para Teresina para poder multiplicar e repassar o que eu tinha aprendido. Hoje, eu trabalho para o estado na Escola de Dança Lenir Argento, em escolas de balé da cidade e também faço parte da equipe de seleção de novos integrantes para estudar no Bolshoi”, explicou. 


Os ex-bailarinos explicam que essa seleção não consiste em observar especificamente as habilidades de dança, mas quesitos como a flexibilidade. Ao todo foram mais de 50 estudantes selecionados na primeira etapa em várias escolas da cidade. Durante a peneira desta manhã, somente 10 passarão para a próxima etapa nacional.  “Eu já tinha participado de outras etapas e a nossa escola já enviou estudantes para Joinville, inclusive classificando para uma etapa final. Hoje, trouxemos 10 crianças e fizemos essa seleção com base nas recomendações do Bolshoi como postura, apresentação e flexibilidade”, explicou Ana Angélica, professora de Educação Física da U. E. Sinval de Castro. 


O pequeno Bruno Yago, 9 anos, da U. E. Sinval de Castro, disse que gosta muito das aulas de educação físicas e achou interessante participar da seleção. “Eu estou ansioso, mas a professora me ajudou e estou feliz de estar aqui”, disse ele. Evelin Gabriele, 9 anos, completou: “eu gosto de dançar e gosto do balé. Estou feliz em estar aqui hoje”.