Escolas da zona sul de Teresina apresentam experimentos durante o V Circuito de Ciências

Ao todo, 12 escolas jurisdicionadas a 19ª Gerência Regional de Educação (GRE) estiveram presentes na Unidade Escolar Lourival Parente, localizada no bairro Lourival Parente, para a exposição de experimentos científicos produzidos por estudantes no V Circuito de Ciências. O projeto educacional visa popularizar a ciência, estimulando o desenvolvimento de atividades pelos alunos e a comunidade escolar que fortaleçam o conhecimento científico.




“Estamos aqui hoje para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos. Quero dizer, em nome da 19ª GRE, que todas as escolas que estão aqui estão de parabéns por estarem apresentando hoje seus experimentos científicos. Eu sei que não foi fácil, mas vocês demonstraram que são capazes”, declarou em seu discurso a Gerente da 19ª GRE, Marlene Lima.

Os experimentos foram selecionados em cada instituição para que cada uma das 12 escolas apresentasse até um experimento científico. Com um professor orientador da disciplina de Biologia e dois alunos, cada escola apresentou seu projeto.

O evento trouxe os temas: A Importância da Ciência na Perícia Criminal, com a Unidade Escolar Lourival Parente; O Descarte do Óleo de Cozinha para o Despertar da Educação Ambiental, com o Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes; A Evolução da Eletricidade Através do Tempo, com a Unidade Escolar Auristela Soares Lima; Energias Renováveis, com a Unidade Escolar Martins Napoleão; Coleta Seletiva e Reciclagem, com a Unidade Escolar José Camilo da Silva Filho; A Evolução das Vacinas e Soros Antiofídicos com a Unidade Escolar Caic de Melo de Magalhães; Utilização da Biomassa Como Fonte Renovável, com o Ceti João Henrique de Almeida Sousa; Cegueira Botânica Como Meio de Contribuir nas Decisões Ambientais, com a Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto; Um Mundo Microscópico, com o Ceti Moaci Madeira Campos; A Ciência no Contexto da Saúde, com o Ceja Shirley Costal e Silva; O Nascer da Ciência Pelas Mãos dos Índios, com a Unidade Escolar Mercedes Costa e A História da Coleta Seletiva em Teresina, com a escola Premen Sul.


A estudante do 3° ano do Ensino Médio da escola Lourival Parente, Daielly Jaciely, apresentou um experimento científico que facilita a identificação da impressão digital em perícias criminais e revela que o projeto esclareceu sua curiosidade, já que sempre foi apaixonada por séries que trazem temas criminais.

“O intuito do meu projeto é mostrar que a perícia não é só na ficção, é mostrar que ela está inserida na nossa realidade e no nosso dia a dia. Através desse projeto que foi desenvolvido, podemos perceber que há métodos simples e eficazes de se identificar impressões digitais em cenas de crime”, disse.

“Esse projeto possibilita que os alunos adotem o papel de investigador. Eles estudam sobre o tema, realizam pesquisa e por fim colocam em prática o que aprenderam, trazendo benefícios para a escola e a comunidade. Todos esses alunos que estão aqui hoje são vitoriosos por terem desenvolvido esses experimentos”, declara a diretora da escola Lourival Parente, Jocielma Magalhães.


Na oportunidade, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, marcou presença para conhecer cada um dos experimentos apresentados e destacou sua satisfação com a culminância do projeto.

"Não há força maior do que o trabalho coletivo. Essa feira de Ciências tem a marca do protagonismo estudantil que nós estamos implantando cada vez mais nas redes de ensino para que os nossos estudantes sejam ativos na nossa sociedade e tenham confiança em si mesmos”, reforça o gestor.

O professor orientador do projeto apresentado pela escola Premen Sul, Mauricio Negreiros, conta que para o desenvolvimento do projeto os alunos antes aprofundaram os seus estudos através de uma pesquisa investigativa.

“Com a escolha do tema, levei os alunos para uma pesquisa científica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) para entender como funciona o processo de coleta seletiva em Teresina. Assim eles puderam se familiarizar com o tema que seria abordado”, explica.

A escola Shirley Costa se destacou por ser a única escola EJA da Zona Sul a se apresentar no Circuito de Ciências. Michele Paulino, que estuda na instituição de ensino, ressaltou sobre sua experiência com o projeto.

"O desenvolvimento desse projeto trouxe conhecimento não só para mim, como para todas as pessoas que puderam estar acompanhando um pouco do nosso experimento aqui hoje. Trazer essa temática de Ciência na Saúde é de fundamental importância para a sociedade", conta a estudante.