Missão de Moçambique conhece experiências educacionais no interior do Piauí

Desde segunda-feira (19), o Piauí recebe a Missão Técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e Moçambique. A equipe de técnicos do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano visitou nesta quarta-feira (21) escolas no município de São Pedro do Piauí com o objetivo de verificar “in loco” a apropriação de conhecimento dos alunos a partir do uso das ferramentas de Medicação Tecnológica.
 
A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Viviane Carvalhedo, relata que a missão visitou a Unidade Escolar Manoel Flávio Teixeira e os alunos da Unidade Escolar Landri Sales, que tem anexos na zona rural do município e contam com kits de mediação tecnológica.
 
“Fomos acolhidos em grande estilo, com muita alegria, com muito entusiasmo e realmente provando o protagonismo da escola. A delegação de Moçambique acompanha a experiência do Piauí em relação ao ensino mediado por tecnologia, o que está os deixando muito encantados, não só com a forma como a escola os recebeu, mas com protagonismo dos estudantes, e para além disso, a mediação funcionando no chão da escola realmente com a qualidade que eles acreditavam que teria. Então, realmente com as expectativas todas superadas, é uma alegria saber que o Piauí é inspiração para fora do país e para outros continentes”, destaca a diretora.


 
No Piauí, a equipe da Missão Técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e Moçambique já visitou os estúdios do Canal Educação e ainda conhecerá polos da Universidade Aberta do Piauí.

Manoel Sibine, diretor geral do Instituto de Educação Aberta à Distância no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano em Moçambique, comentou o intercâmbio para a área educativa dos dois países que comungam da mesma língua, o português.
"Estamos com uma boa expectativa diante dos resultados que o Piauí vem apresentando e já observados pelo Banco Mundial. O Piauí é referência por expandir a Educação à Distância de forma sustentável com as infraestruturas, equipamentos e o material de aprendizagem digital capaz de ocorrer em tempo real”, pontua o gestor.


A Mediação Tecnológica está presente nos 224 municípios do Piauí, tendo ajudado o estado a universalizar a Educação Profissional e o Ensino Superior. Hoje, para o piauiense fazer um curso técnico ou superior ele não precisa mais sair de sua cidade.