Seduc lança Festival Integral Cultural Estudantil para as escolas estaduais do Piauí

Em uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (20), no Palácio de Karnak, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou o Festival Integral Cultural Estudantil do Piauí (FICEPI). O festival visa promover o protagonismo estudantil por meio da arte.

"É uma honra podermos estar aqui tratando da educação por meio da arte. Já assumi uma escola que tinha índices altíssimos de evasão escolar, de reprovação, baixos índices em avaliações e a arte veio salvar essa escola. A arte ainda vai salvar o mundo, pois ela tem o poder de humanizar”, declarou o coordenador das escolas de Tempo Integral do Piauí, Alberto Machado.

O evento, que foi marcado no início por uma apresentação cultural de dança realizada por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, contou ainda com a presença da Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa; do Secretário de Cultura do Estado do Piauí, Carlos Anchieta; da Gerente Regional da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), Marlene Lima e demais profissionais da Educação.

Na ocasião, a Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, declarou o seu apoio ao projeto e incentivou o seu desenvolvimento nas escolas para a descoberta de talentos no meio artístico.

“É o momento da descoberta de talentos do nosso Estado e do país. A juventude é protagonista desses novos tempos. Vocês têm muita criatividade e agora a escola está possibilitando que vocês coloquem para fora suas habilidades. Esses talentos vão ser muito importantes para nosso estado e para nossas escolas”, disse Regina Sousa.

A estudante do 2° ano do Ensino Médio do CETI Didácio Silva, Daiane Silva, ressaltou durante o seu discurso a importância da cultura para a educação e revelou que sua escola sempre tem trabalhando para a valorização da cultura.

“Nós percebemos o quanto a cultura é importante, ainda mais quando é desenvolvida na escola, local onde o aprendizado é prioridade. A minha escola tem como prioridade a valorização da cultura e ao longo dos anos são realizados eventos culturais com a participação dos alunos”, relatou a estudante.

A diretora do CETI João Henrique de Almeida Sousa, Djanira Alencar, revela que em sua escola possui um projeto semelhante chamado “CETI TALENTOS”, que visa a valorização da cultura e protagonismo dos estudantes através de apresentações frequentes de dança, canto, teatro e pintura. Ela reforça a importância de continuar incentivando um projeto como esse para a descoberta de novos talentos.

“Projetos de cultura como esses, com certeza farão com que possamos descobrir quem são os talentos escondidos que nós temos dentro da nossa escola. Precisamos intensificar a qualidade desses trabalhos para apresentações em escolas ou em qualquer lugar. Acredito que a educação transforma, e essa transformação advém também dessa questão do aluno ser protagonista do seu conhecimento através da arte”, explica a diretora.

O FICEPI objetiva promover a integração da Rede Pública Estadual da Educação Básica através da arte: música, dança, poesia, pintura, literatura e teatro, na perspectiva de fortalecimento do Projeto de Vida e do Protagonismo Juvenil, contemplando a diversidade cultural do Piauí em suas especificidades locais tão bem representada pelas escolas.

O projeto será dividido em três etapas. A etapa 1 será realizada nas escolas, onde os participantes organizarão uma apresentação artística para participarem da etapa 2, que por sua vez será realizada nas Gerências Regionais com as equipes selecionadas na etapa 1. As equipes vencedoras participarão da etapa 3, em uma apresentação no Teatro 4 de Setembro.

“No dia 10 de novembro será o ápice desse projeto, no Teatro 4 de Setembro, com as 21 gerências regionais trazendo as suas 21 escolas que foram vencedoras, para um grande espetáculo de arte”, finaliza Alberto Machado.