Estudantes da Rede Estadual apresentam projetos inovadores na programação do V Circuito de Ciências

“É muito interessante porque você aprende enquanto se diverte”, disse a Lara Geovana, 17 anos, estudante do 3º ano da U. E. Nossa Senhora da Paz, durante a etapa regional do V Circuito de Ciências, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, no CETI Modestina Bezerra e reuniu as escolas da Rede Estadual da zona sudeste de Teresina. As Instituições, pertencentes a 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), levaram projetos para serem avaliados por uma equipe de pesquisadores composta de mestres e doutores de Universidades públicas do Piauí.


É no ambiente escolar que a pesquisa científica deve começar e, incentivando as boas práticas pedagógicas voltadas a projetos que tenham relevância social, a Secretaria de Estado da Educação segue desenvolvendo o Circuito de Ciências. Nesta etapa, foram 27 projetos das seguintes escolas: os Centros Estaduais de Tempo Integral Modestina Bezerra, Júlia Nunes, Duque de Caxias, CAIC, Pinheiro Machado, Pires de Castro, Didácio Silva, Raldir Cavalcante, Fontes Ibiapina, além das Unidades Escolares Átila Lira, Santa Inês, Antônio Almendra, Milton Brandão, Nossa Senhora da Paz, Areolino Leoncio, São Sebastião, Arthur Medeiros e CEJA Maria do Carmo.


A Lara explicou sobre projeto da sua equipe e disse que a área da tecnologia sempre lhe chamou a atenção e, por isso, ela pretende estudar Engenharia Mecânica. “O professor convidou a turma e montou um grupo de robótica e eu me interessei desde o começo porque é uma área que eu gosto muito, que é a tecnologia”, disse.  A interdisciplinaridade, também, é um dos quesitos na construção dos projetos e, no caso da equipe da Lara, os professores Weldo da Luz, de Geografia, e Francisco de Assis, de Matemática, uniram esforços e conhecimentos de cada área para o projeto de robótica.  


“Nós idealizamos esse projeto para que os estudantes possam ser protagonistas de suas vidas, para que eles tenham conhecimento de conquistar novas tecnologias, principalmente voltadas para área de Automação Residencial”, explicou o professor Weldo, que foi complementado pelo professor Francisco de Assis, que disse: “Na integração entre as áreas das Ciências Humanas e Exatas, foi possível que os alunos identificassem que, por meio da tecnologia, o espaço geográfico é alterado. Pudemos trazer, para a área da Geografia, a automação que existe nas indústrias, a automação que existe nas cidades e poder aliar isso a Matemática, que é a programação lógica. Levamos para que o aluno pudesse aprender tanta na teoria como na prática”. 


A Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (UNEA), Maria José, explica que, após dois anos sem a realização do Circuito, devido a pandemia, as atividades foram retomadas com o V Circuito de Ciências. “O objetivo maior é provocar nossos estudantes a investigação, o senso crítico investigativo e estamos em etapas que chamamos de regionais. Nesse momento, a 21ª GRE reuniu as escolas para o momento de apresentação e escolha de projetos para a etapa polo, que acontecerá na primeira semana de outubro”, explicou a diretora.  

V CIRCUITO DE CIÊNCIAS

Nesta edição, o Circuito de Ciências traz como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a fim de popularizar a ciência com atividades que fortaleçam o letramento científico e a capacidade investigativa entre alunos para solução de problemas. 

Com a participação dos estudantes de todas as escolas estaduais inscritas, a Seduc organizou o Circuito de Ciências em etapas locais, regionais e por polos. Reunidos em equipes, os estudantes, sob supervisão de dois professores, devem produzir banners e realizar a apresentação do projeto, demonstrando o conhecimento pleno sobre o tema escolhido. 

Todos os/as estudantes e professores/as participantes do projeto receberão certificados e medalhas emitidos pela Seduc. Já as escolas selecionadas em 1º lugar de cada modalidade serão premiadas com um troféu e uma TV 55 polegadas.