Na cidade de Altos, secretário da Educação participa da Feira de Ciências e visita obras em escolas

Diversas situações do nosso cotidiano podem ser explicadas pelas leis da física, como no uso das ondas pelo celular ou mesmo o uso da garrafa térmica no cafezinho. Para explicar os diversos fenômenos da física ao nosso redor, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, localizado na cidade de Altos, organizaram uma mostra científica na manhã desta quinta-feira (15), na Feira de Ciências Interativas.

A Feira acontece em parceria com a Universidade Federal do Piauí, responsável pela execução do Bazar da Física, uma das ações do projeto de extensão “Espaço Interativo de Ciências Naturais da UFPI”, como detalha Clemilda Almeida, diretora do CETI Rama Boa. “Hoje nossa escola está trabalhando com uma atividade interativa para os alunos em um intercâmbio com os graduandos de física da UFPI no Espaço Interativo de Física. A atividade funciona como uma feira de ciências para mostrar instrumentos da física aplicados no cotidiano. Esta é uma ação valiosa por compartilhar o conhecimento científico com a comunidade”, destacou a gestora.

A partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os estudantes organizaram os espaços para as exposições dos experimentos colocados em prática visando levar ciência à comunidade.

Alunos do curso de Física, da Universidade Federal do Piauí, auxiliaram na demonstração dos experimentos e fenômenos físicos. Foram demonstrados os experimentos da: esferas de plasma; o periscópio e o seu funcionamento; o freio magnético; espelho acústico; cone duplo; câmara escura; cadeira giratória; túnel infinito; sistema de polias; pilha humana; e o gerador de Van De Graaff.

Atento a todas as experimentações, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, acompanhou as explicações quanto à produção científica dos estudantes durante a feira. “Acompanhamos diversos projetos produzidos pelos estudantes da rede estadual na área da física, que têm resultado no protagonismo, projeto de vida, disciplinas eletivas e o Novo Ensino Médio à nossa rede. Atividades como estas são ricas para termos sempre o estudante no foco das nossas ações com muito mais aprendizagem”, pontuou Ellen Gera.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), comentou como experiências fora da sala de aula ampliam o protagonismo dos estudantes. “Esta foi uma oportunidade de prestigiar os estudantes e os seus trabalhos brilhantes na área da física e toda a sua integração das demais áreas do conhecimento. Neste momento vimos a implementação do Novo Ensino Médio, que é o trabalho dos professores com planejamento integrado e, acima de tudo, os nossos estudantes no protagonismo do processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou a diretora.

Obras da educação em Altos

Ainda em agenda na cidade de Altos, o secretário Ellen Gera foi ao canteiro de obras do Ceti Rama Boa. “Em Altos aproveitamos para ver o andamento da reforma que a escola está recebendo. Já entregamos a primeira parte da escola com as salas de aula finalizadas. Estamos na fase de paisagismo e o ginásio, que tem a estrutura e teto levantados. Faltam apenas os vestiários, o acabamento e a entrega para os nossos estudantes, em breve, com uma grande revisão para o Enem”, afirmou o secretário.

Outro prédio importante para a educação no município de Altos é o prédio  do Grupo Escolar Afonso Mafrense, um dos mais emblemáticos do município por estar caracterizado como exemplar da arquitetura eclética.

As obras de reforma e ampliação iniciaram na segunda-feira, 12 de setembro, e contemplam também a restauração do prédio histórico. “As intervenções seguem o compromisso da Seduc com a história e memória do nosso estado, ao conservar/preservar as edificações de valor histórico, artístico e arquitetônico que fazem parte da rede. A escola será dotada de laboratórios de informática e ciências, sala de mediação tecnológica, mais 06 salas de aula, refeitório e bloco de banheiros na parte da ampliação, tornando-a completa para a comunidade escolar”, complementou.