Projeto de inclusão social de alunos com necessidades especiais é realizado na escola Gonçalo Nunes

Buscando destacar a importância da inclusão social de alunos com necessidades especiais disponibilizando todo o apoio e suporte para oferecer uma educação adequada para eles, a Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada no município de Arraial, realizou durante a tarde da sexta-feira (9), o I Seminário de Inclusão Social de Alunos com Necessidade Especial, com o tema “Desafios na Inclusão”.

"É muito importante trabalhar essa abordagem para que eles se sintam acolhidos e saibam que podem sim serem protagonistas de sua história, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades e que também tenham em mente que merecem respeito e amor como qualquer outra criança. Independentemente da necessidade existente, somos todos iguais”, afirmou Ednólia Pereira, diretora da instituição de ensino.

Na ocasião, os alunos com necessidades especiais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula e realizaram apresentações culturais. O público, composto por profissionais da educação, representantes dos setores municipais, pais e alunos, puderam fazer a visitação da sala do AEE, conhecer um pouco do trabalho que é realizado no local, além de acompanharem a entrega de medalhas de honra ao mérito para os profissionais que já deixaram sua contribuição na sala do AEE.

O evento também contou com duas palestras ministradas pela equipe multiprofissional da 6ª Gerência Regional da Educação (GRE). A primeira com a psicóloga Soraya Lopes, que apresentou os desafios enfrentados com a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola, e a segunda com a assistente social Leudelene Ramos, que destacou no momento a importância de se trabalhar essa inclusão nas salas do AEE. Já a pedagoga Maria do Ó Ramos apresentou para o público as estratégias pedagógicas que são pensadas e executadas para trazer a educação necessária para as crianças especiais.

“Achei bastante necessária a iniciativa da escola em fazer esse seminário. Ressaltamos sobre a importância e os desafios da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas do AEE e no ensino regular. Foi muito produtivo pois tivemos a participação dos próprios alunos e da família, incluídos pela escola, passando para as famílias a importância dos alunos na escola, onde foram explanadas as leis, os direitos e os deveres, debatendo também, quais os alunos que podem ser atendidos pelas salas AEE. Durante o momento foi informado ao público presente o projeto da equipe multiprofissional, fazendo o acolhimento das famílias e alunos com necessidades especiais, projeto esse que foi abordado em primeira mão na Unidade Escolar Gonçalo Nunes, onde a direção abraçou nosso projeto. Os gestores, e os professores foram muito receptivos com os convidados”, explica a psicóloga Soraya Lopes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) busca garantir que crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional por meio da inclusão escolar. Sabendo que muitos dos pais que tem filhos com necessidade especial não tem essa informação, a escola planejou e executou o projeto.

Planejado para ser realizado de forma contínua, o projeto trabalha a inclusão em sala de aula de forma inovadora estabelecendo critérios de inclusão, desenvolvendo trabalhos coletivos, determinando estratégias de cooperação, realizando as adaptações necessárias, envolvendo a família, apostando na tecnologia, criando atividades que envolvam todos os estudantes e investindo em acessibilidade.

Atendimento Educacional Especializado

O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereçam meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes. O AEE ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Os profissionais do atendimento especial trabalham em parceria com o educador de sala de aula comum.