Alunas do Ceti José Alves Bezerra são selecionadas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia

As alunas Íris Raquel e Margarida Hélen, integrantes do 3º" ano do Ensino Médio, foram selecionadas através da realização da 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

                                  

“É uma honra para nós vermos nossos alunos receberem esse mérito por seus esforços nos estudos. Foi a primeira vez que o Ceti José Alves Bezerra recebeu medalhas no nível de Ensino Médio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nos últimos anos a nossa escola não tinha sido mais inscrita, mas mesmo assim alcançamos essa vitória", afirma Eliane Fialho, coordenadora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) José Alves Bezerra, localizada na cidade de Monsenhor Hipólito.

A prova, que foi aplicada presencialmente no dia 20 de maio nas escolas públicas e privadas de todo o país, envolve assuntos relacionados às disciplinas de Física, Ciências e Geografia, trabalhados em 10 questões com duração máxima de até 2 horas para a sua realização. Cada escola conta com a orientação de um professor da disciplina de Física para inscrever e orientar os alunos acerca da OBA.

Além de serem premiadas com medalhas de ouro, as estudantes participarão nos próximos meses de um treinamento, assim como os demais estudantes pré-selecionados, para no próximo ano concorrer na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e na International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA), ambas internacionais.

"Foram duas medalhas de ouro e agora nós tivemos o prazer de receber a pré-seleção dessas alunas para que participem de forma on-line de treinamentos que irão compor as equipes brasileiras que participarão das olimpíadas internacionais de Astronomia no ano de 2023”, explica a coordenadora Eliane.

                                                                

 A OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.