Rede estadual leva 2 mil estudantes e seus projetos ao desfile de 7 de setembro
A manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, marcou o retorno dos estudantes das escolas da rede estadual ao desfile cívico-militar na Avenida Marechal Castelo Branco. Neste ano são comemorados os 200 anos da Independência do Brasil.
Os mais de 2 mil estudantes da rede estadual aproveitaram o espaço para mostrar o trabalho desenvolvido com projetos de leitura, feiras de ciências e as conquistas no esporte. Alguns estudantes participavam pela primeira vez do tradicional desfile cívico, que voltou a ser realizado em Teresina após suspensão nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.
Alberto Machado, coordenador das escolas de Tempo Integral na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acompanhou a evolução das escolas na avenida e destacou o trabalho produzido durante as aulas e que foi exposto no desfile cívico-militar.
“As escolas passaram praticamente dois anos preparando esse desfile que estava atrasado com a pandemia. Este é um momento ímpar na vida dos estudantes e também uma prestação de conta das escolas para a sociedade quanto ao trabalho empenhado nos dias letivos. Nesse momento em que o novo ensino médio tem como protagonista os estudantes, aqui é demonstrado que eles fizeram tudo. Tivemos o desfile com músicas, apresentações, danças e fanfarras por todo o Piauí e nossas escolas vão até se apresentar em outro estado. Isso mostra o verdadeiro protagonismo deles”, detalhou o coordenador.
Cada escola, das oito presentes no desfile, levaram ao público temáticas com representações artísticas, caracterização do vestuário e diversos cartazes fizeram parte da mensagem dos alunos durante o percurso.
Tradicional nos desfiles, o CETI Governador Dirceu Arcoverde (Colégio da Polícia Militar do Piauí) esteve presente com 330 estudantes no desfile. A maioria dos alunos ingressaram na escola durante a pandemia e tiveram a primeira oportunidade de usar a farda no desfile civico-militar, como é o caso da aluna Maria Eduarda Rodrigues.