Estudantes de 21 escolas participam da Revisão Pré-Enem Seduc, em Floriano, neste domingo (4)

“Hoje não é um dia comum na vida de vocês, hoje é um dia especial. Vocês estão iniciando os sonhos de vocês aqui. Essa equipe de professores, que veio de Teresina, vai começar a plantar no coração de vocês, os seus sonhos. Somos uma equipe privilegiada por termos aqui agora, esse auditório lotado com nossos alunos. Estes são os alunos que querem realmente um amanhã bom e seguro para suas vidas”, afirmou a gerente da 10ª GRE, Neusa Passos.

Ao todo, estudantes de 21 escolas dos municípios jurisdicionados à 10ª Gerência Regional de Educação (GRE) estiveram presentes na manhã do domingo (4), no auditório do Hotel Rio Parnaíba, localizado na cidade de Floriano, para acompanhar a Revisão Pré-Enem Na Estrada organizada pela equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em busca da aprovação para o curso de seus sonhos e uma preparação adequada para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos de outros municípios tiveram que despertar na madrugada para se deslocarem até Floriano e poderem acompanhar o preparatório.

A estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Andressa Monteiro, conta que sua rotina de estudos tem sido constante e que espera que a revisão possa somar no seu objetivo de aprovação na área da saúde.

“A minha rotina de estudo está bem puxada. Eu estudo em uma escola que é integral, mas a gente está se esforçando bastante, está buscando dar o nosso melhor. E eu espero que essa revisão Pré-Enem Na Estrada venha a contribuir mais ainda com a minha aprovação. Eu tenho certeza de que estamos aqui acompanhados com uma equipe enriquecedora. Em novembro, a aprovação vai vir, sem sombra de dúvidas”, disse.

O professor da área de Matemática, Márcio Jean, que deu a primeira aula do preparatório, afirma que as revisões são trabalhadas de acordo com as maiores dificuldades relatadas pelos alunos e compartilha uma dica importante para a resolução das questões no dia do exame.

“Os assuntos tratados no Enem são atrelados ao cotidiano da sociedade, dificilmente da própria matemática seca. A dica que eu dou é que os alunos sejam mais práticos e resolvam as questões mais fáceis primeiro para não perder tempo. Se o aluno achar a questão difícil, eu aconselho que ele passe para a próxima e volte para a difícil depois. No exame, o tempo é o maior inimigo do estudante”, declara ele.

A professora da área de Ciências Humanas, Keury Campelo, alertou na ocasião sobre a importância dos estudantes estarem sempre atentos às notícias e informações da internet sobre o que acontece no mundo, pois a isso se deve geralmente a composição de questões do Enem.

“Um dos pilares da educação é fazer os alunos desenvolverem o senso crítico através da informação. A internet faz cada vez mais parte do nosso cotidiano. Então prestem sempre atenção no que está acontecendo. Todo dia a gente tem acesso a alguma informação. Pode acontecer algo no Japão, ou no caso da guerra da Ucrânia, que a gente acaba sabendo imediatamente. E é muito importante fazer alusão histórica na Redação”, pontua ela.

Dentre as áreas de conhecimento abordadas na revisão, estão Matemática, com o professor Márcio Jean; Ciências da Natureza, com Aucides Fernandes; Ciências Humanas, com Keury Campelo; Linguagens com Newton Neto e Redação com Francisco Rufino. Também foram sorteados brindes e kits de estudos para os alunos presentes, contendo 16 livros, com todas as disciplinas que contemplam a teoria e a prática de assuntos trabalhados nas edições anteriores do Enem.

De acordo com a diretora de Mediação Tecnológica, Viviane Holanda, além das próximas revisões Pré-Enem Na Estrada que serão realizadas nos outros municípios do Piauí durante os seguintes finais de semana, a Seduc planeja implementar nas escolas o “Simulado Enem 6030”, com o intuito de proporcionar a aplicação de uma prova com as mesmas características e questões trabalhadas no Exame Nacional para preparar os estudantes.

“As regionais da Seduc já receberam as provas e a 60 dias do exame, a gente aplica o nosso simulado. Portanto, nos dias 13 e 14 de setembro, aplicaremos a primeira rodada dos simulados nas escolas e nos dias 13 e 14 de outubro é a segunda rodada. Os alunos receberão toda a orientação para realizar esses simulados, mas o regramento é exatamente o mesmo da prova do Enem para que vocês tenham mais preparação”, explica.

Paralelamente à revisão, foi realizada a oficina Enem Mil, uma capacitação para os professores da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), com as disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação para preparar os professores com as melhores estratégias que devem ser trabalhar em sala de aula com os estudantes e auxiliá-los para o Enem. Além também da Revisão de Pré-Enem PPL, realizada na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Vereda Grande), em Floriano, para os reeducandos privados de liberdade que farão o exame nacional.