Regeneração recebe Revisão Pré-Enem Seduc neste sábado (3)

Com o intuito de proporcionar o suporte necessário para que os estudantes do estado do Piauí estejam preparados para solucionar as questões mais abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem passado por municípios do Piauí com o programa “Pré- Enem Na Estrada”, realizando revisões preparatórias.

Na manhã do sábado (3), a quadra do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Aurora Barbosa de Oliveira, localizada no município de Regeneração, recebeu a revisão Pré-Enem Na Estrada. Dentre as áreas de conhecimento, foram abordadas Matemática, com o professor Márcio Jean; Ciências da Natureza, com Aucides Fernandes; Ciências Humanas, com Keury Campelo; Linguagens com Newton Neto e Redação com Francisco Rufino.

“Estamos aqui em Regeneração com todos os municípios jurisdicionados à 6ª GRE. Mais uma festa do conhecimento, do reforço dos estudantes. Reforçando aqui as cinco áreas de conhecimento. Quadra lotada, estudantes interagindo, muito animados. A gente agora, a 70 dias de realização das provas do Enem, mantém intensa a nossa rotina Pré-Enem na Estrada, seguindo firme para as regionais de todo o Piauí. Nos próximos dias, teremos o nosso Simulado Enem e mais atividades para que possamos engajar ainda mais os nossos estudantes e continuar com os excelentes resultados que nós já temos”, declarou a diretora de Mediação Tecnológica, Viviane Holanda, acerca das revisões Pré-Enem que vêm sendo realizadas e suas expectativas para um bom desempenho posteriormente.

A equipe de professores da Seduc, que disponibilizou aos estudantes um material pedagógico com questões abordadas no Enem, destacou a importância de estar atento ao enunciado das questões durante o exame, para facilitar a sua resolução e fez uma alerta sobre o tempo de, no máximo, até 3 minutos que deve ser dado a cada questão.

O professor da área de Linguagens, Newton Neto, enfatizou durante o preparatório a importância de poder interpretar bem os textos do Enem, que são a chave para alcançar um bom desempenho.

“Os assuntos que caem no exame são geralmente de temas que já são abordados pelos professores na sala de aula. As questões de linguagens do Enem são muito mais sobre saber interpretar bem os textos do que a própria abordagem de temas abrangentes”, disse.

"Eu gostei bastante dessa revisão. Com esse suporte hoje, eu me sinto mais preparada para fazer o exame. Os professores conseguiram tratar dos temas de forma totalmente esclarecedora para mim. Espero me sair bem nessa prova", afirma a estudante do 2° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, Vitória Rodrigues.

Na ocasião foram realizadas apresentações artísticas de canto, distribuição de lanches e sorteio de brindes para os alunos presentes.

Paralelamente à revisão, foi realizada a oficina Enem Mil, uma capacitação para os professores da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), com as disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação para preparar os professores no auxílio e suporte necessários para os estudantes.