Estudantes têm formação em educação ambiental por meio do projeto 'Horta Escolar'

Desde saber o tipo adequado da adubação ao correto manejo de legumes e hortaliças, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, localizado em Guaribas-PI, distante 685 quilômetros da capital Teresina, foram incentivados a pôr a mão na terra durante a prática da horta escolar.

O Projeto Horta Escolar foi pensado como forma de promover o conhecimento prático, relacionado às questões de sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável.



Por ser implementada de forma interdisciplinar, os estudantes conseguiram refletir quanto a dinâmicas de uso da terra, bem como, entender a importância de não desperdiçar alimentos e até o reaproveitamento na colheita.

A ação Horta na Escola, que vem sendo desenvolvida no CETI Paulo Freire, é um projeto interdisciplinar envolvendo as turmas das primeiras séries do Ensino Médio, com cerca de 95 alunos.

A gestora da escola, Natalícia Pereira Silva, relatou que durante a prática são abordados temas teóricos trabalhados durante as aulas, ressaltando os benefícios de uma horta, e a importância de uma alimentação saudável.

“O objetivo é instigar nos alunos a investigação científica, pesquisas e levantamento de hipóteses sobre questões ambientais, alimentar e nutricional, dessa forma é possível gerar aprendizagens múltiplas por meio de metodologias ativas, sendo o próprio aluno o centro do processo, oportunizando serem protagonistas”, enfatizou.

O projeto foi orientado pelos professores Guilherme, de sociologia; Idelzo, de biologia; e Claro, de filosofia, e contou com o apoio da dupla gestora da escola. Na execução do projeto, o planejamento é realizado de forma interdisciplinar, onde professores contribuem em suas aulas com conteúdo pertinentes aos temas tratados nos objetivos.




A dedicação dos alunos que colocaram a mão na terra é compartilhada com toda a escola durante as refeições. Toda a produção da horta nas dependências do Ceti tem como destinação a complementação do cardápio da escola proporcionando uma alimentação mais saudável e saborosa.

“Até o presente momento tem sido um saldo positivo, que iniciou no segundo semestre do ano letivo, sendo monitorada pelos próprios estudantes e professores, e os estudantes estão bem engajados. As próximas turmas manterão a manutenção da horta para que seja permanente”, detalhou.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire oferta a modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o funcionamento do ensino superior com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).