Seduc e Unicef irão realizar grande ação para sensibilizar municípios na busca ativa escolar

Uma reunião na manhã desta sexta-feira, 26, entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e representes do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil, foram discutidas novas estratégias para reforço da busca ativa escolar em todo o estado, de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. 

Estiveram presentes o superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, que na oportidade representou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA). De acordo com Carlos Alberto, a plataforma terá dados que se somarão ao planejamento de políticas educacionais efetivas para que os estudantes se mantenham em sala de aula.

 

“Estamos recebendo a visita do pessoal do UNICEF para que possamos, juntos, promover ainda mais a busca ativa e recuperar estudantes para que tenham o tempo correto de aprendizagem. Já temos a adesão em todo o estado e temos uma parceria com todos os municípios para que possamos ter a política correta para que aquele aluno que esteja em iminência de desistir ou abandonar a escola possa ser atendido e volte para o seu processo de ensino”, explicou o superintendente. 

A plataforma de busca ativa é uma iniciativa do Unicef, mas, de acordo com a representante do órgão, Lana Graziele, tem parcerias importantes com entidades ligadas à educação no país, como é o caso da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“É uma inciativa que necessita parceiros para que possa dar certo. Nós temos uma meta de matricular mais de 5 mil alunos no Piauí. Os municípios aderiram, mas nem todos estão utilizando essa plataforma para que esses dados apareçam nacionalmente. O Piauí assinou essa adesão em 2020 e agora vamos realizar um evento para sensibilizar toda a rede de educação do Estado”, explicou a representante do Unicef.