Seduc oferta curso de Robótica para estudantes da rede estadual de ensino

Com o objetivo de desenvolver e expandir o ensino de robótica na rede estadual de ensino do Piauí, o Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker), implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está ofertando oficinas práticas de robótica para estudantes de todas as séries de ensino.


Localizado no Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF), no bairro Matinha, o projeto Centro Maker conta atualmente com uma equipe de 25 professores capacitados na área de Robótica para ministrar as oficinas e mais 3 polos extras com laboratórios disponíveis para o desenvolvimento das atividades.

O curso possibilita aos alunos elaborarem seus próprios experimentos tecnológicos e, ao final, realizar a exposição de seus projetos desenvolvidos ao longo das oficinas, para em seguida receberem o certificado de conclusão de curso.

As aulas das próximas turmas de robótica serão iniciadas neste sábado (27), a partir das 10h, para alunos do módulo 2 e dia 3 de setembro para alunos que desejam iniciar o módulo 1 do curso. As inscrições serão realizadas presencialmente até o dia 27 de agosto, na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio, polo definido para a ministração das oficinas.

O professor e formador do projeto de Robótica Centro Maker, Ranildo Lopes, declarou que o curso aborda o conhecimento advindo da área de Ciências da Natureza, mas também de outras áreas, permitindo ainda que os alunos possam colocar em prática tudo que aprenderam na teoria, ao longo de sua formação estudantil, e destaca a importância de escolas abordarem a temática de Robótica.

“A prática de robótica na sala de aula é um momento da culminância de todas as áreas de ciências da natureza, na verdade, é o encontro de todas as áreas do conhecimento, onde o aluno realmente aplica o que ele estudou nas diversas áreas, onde ele faz acontecer. Durante toda a sua vida de estudante na teoria, tem aquele momento que ele vai aplicar, que ele vai desenvolver, que ele vai colocar em prática tudo aquilo que ele já viu. É importante que a escola tenha uma oficina, um grupo, um profissional que faça essas atividades. Além de produzir essas atividades no nosso projeto de robótica, a gente quer que o aluno possa demonstrar aquilo que ele produziu”, completa ele.