Educação garante investimento superior a R$ 1 mihão em modernização da Unidade Escolar Professora Áurea Freire

Com mais salas de aula e novos espaços de convivência, a comunidade escolar anseia a modernização da Unidade Escolar Professora Áurea Freire, espaço educacional localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina, que passa por intervenções de reforma e ampliação.

A Unidade oferta o ensino a 100 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, no período da manhã, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com oferta da IV à VII Etapa, no período da noite.

Intervenções

O projeto de arquitetura e modernização da Unidade de Ensino está em fase de execução acelerada e tem recursos do Governo Estadual investidos na ordem de R$ 1.140.976,18 (um milhão e cento e quarenta mil e novecentos e setenta e seis reais e dezoito centavos).

A obra contempla a reforma geral do prédio com pintura, novas instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, elevação do muro, retelhamento e demais ações que visam garantir conforto e a continuidade dos serviços educacionais.

Genilucia Carvalho, gestora da Unidade Escolar, destacou a importância das intervenções físicas e a garantia da continuidade do ano letivo.

“Mesmo com as intervenções estruturais, foi organizada a logística das turmas para que elas sigam com as atividades pedagógicas acontecendo diariamente. Permanecemos no prédio com aulas presenciais, salas adaptadas e climatizadas, carteiras, quadro de acrílico, ventiladores e equipamentos multimídias novos, além de banheiros adaptados. É importante lembrar que a escola vem priorizando o ensino e aprendizado dos estudantes, para que eles tenham todo o suporte. No próximo semestre letivo, teremos, sim, o espaço dos sonhos”, informou a gestora.

Continuidade da oferta de ensino

Priorizando o ensino e aprendizagem dos estudantes, a gestão escolar reorganizou o calendário para garantir a continuidade do semestre letivo. Com a adaptação das três primeiras salas de aula, oriundas do processo de modernização, os estudantes do Ensino Fundamental se deslocam até a escola e acompanham, presencialmente, os conteúdos pedagógicos. Aos estudantes da modalidade EJA são garantidos os materiais e acompanhamentos pelo ensino remoto.

A Unidade, que segue com quadro docente completo, garantiu, nos últimos meses, resultados positivos, como a atuação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de um excelente índice de participação na Avaliação Diagnóstica do Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos Para Avançar (Avaliação Global Integrada - AGI).

Biblioteca Móvel

O espaço que abriga a biblioteca está sendo adaptado e modernizado durante a reforma. Para atender à demanda dos estudantes e professores neste período, a escola organizou o projeto “Biblioteca Móvel”.

Os estudantes solicitam os livros indicados pelos professores e a coordenação pedagógica seleciona e separa os materiais. Em um “carrinho” móvel, as equipes entregam, em sala de aula, para o alunado.