Seduc promove seminário integrativo para discutir acolhimento escolar com a implementação do Novo ensino Médio

O acolhimento escolar foi tema de um seminário promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na manhã desta quarta-feira, 24. O evento teve formato híbrido, com a participação presencial das Gerências Regionais da Educação (GRE) de Teresina, no Diferencial Buffet, e transmissão pelo Canal educação do YouTube, para as GREs do interior. A ação discute estratégias da rede com os integrantes da educação piauiense. 


O evento acontece através da parceria com o Instituto Unibanco (IU) e teve a presença da diretora da Mediação Tecnológica da Seduc-PI, Viviane Carvalho; do superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Silva; a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes Neta; além da psicóloga da equipe multiprofissional e gestores escolares para falar de suas experiências. 


A professora Sula Maria da Silva Carvalho, coordenadora de ensino e aprendizagem da 5ª GRE, de Campo Maior, explica que foram mobilizados todos os treze municípios e trinta escolas que integram a regional para participar. 

“No momento em que foi iniciada a implantação do novo currículo do Ensino Médio muitas dúvidas nos assolaram. Fizemos leituras, encontros, momentos de estudo, mas é esse momento, em que a Seduc se coloca como a mediadora, como a promotora da oportunidade de trazer para nós esses esclarecimentos e informações sobre como implementar esse currículo de forma integrada, que conseguimos tirar as dúvidas. Está sendo muito bem aceito e está sendo maravilhoso para todos nós e ampliando mais ainda os nossos entendimentos”, disse Sula, que participou da atividade junto com a equipe do CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior. 


De acordo Elenice Nery, diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE) e coordenadora de etapas da Implementação do Novo Ensino Médio no Piauí, esse é um momento importante para que possa ser colocado em prática o currículo, além de apresentar as boas práticas que vem acontecendo em toda a rede de educação estadual. 

A diretora da UNEA, Maria José, complementa explicando que “a implementação do Ensino Médio não é apenas nas escolas de Ensino Médio regular, mas em toda a rede e inclui a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional e Técnica (EPT)”. 


As boas práticas já estão sendo evidenciadas em encontros, como o seminário, e ações exitosas de protagonismo estudantil, como a criação de grêmios escolares, atividades sociais e eventos que envolvam ações pedagógicas e práticas passam a integram instrumentos de discussão para propor novos planejamentos da equipe de ensino da secretaria.  

REVEJA O SEMINÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=7-pxGuo33Ik