Química na Prática é tema de projeto desenvolvido em escola de São Lourenço do Piauí

Buscando ofertar conhecimento através de experimentações de Química para alunos da Escola Família Agrícola Serra da Capivara (Efasc), localizada no munícipio de São Lourenço do Piauí, foi desenvolvido o projeto Química na Prática. Ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e financiado pelo Instituto sua Ciência, o programa atua com a realização de atividades práticas na área de Química e exposição de experimentos desenvolvidos pelos alunos da instituição e de demais participantes colaboradores.

Inicialmente os alunos tiveram a oportunidade de visitar o laboratório de química da Univasf para entenderem melhor a sua funcionalidade e se familiarizarem com os experimentos antes de serem apresentados na escola. As atividades práticas são realizadas quinzenalmente na escola e contam sempre com a exposição de experimentos trabalhados pelos alunos.

A aluna da turma do 3° ano do Ensino Médio integrado da instituição, Karollainy Aquino, relata os experimentos que já realizou e conta sua percepção acerca do projeto para o seu aprendizado.

“Os experimentos que apresentei foram lâmpada de lava e taça mágica. Com esse projeto, nós alunos podemos perceber que a química está em tudo e o quão fácil é fazer um experimento com coisas simples utilizadas no nosso cotidiano. Esse projeto contribui tanto para o meu aprendizado quanto para o dos meus colegas que apresentaram, pois possui atividades práticas com interação com o conteúdo”, enfatiza ela.

A professora de Química e orientadora do projeto, Jussikeilly Vilanova, reforça a importância de se trabalhar projetos como esse para que os alunos possam praticar o que vem aprendendo na teoria em sala de aula.

“Nossa escola não possuía um projeto como esse que abrangesse a prática dos nossos alunos nessa área da Química. Com isso, este projeto possibilitou aos alunos a compreenderem melhor a Química além da teoria”, esclarece ela.

“Para nós da escola essa atividade é de grande importância porque envolve os nossos alunos e os incentiva a conhecer a Ciência, a Química e a desenvolver o interesse por essas áreas. O trabalho que temos desenvolvido com teoria e prática tem contribuído bastante para o aprendizado deles”, completa Sônia Rosa, diretora da instituição.

A Escola Família Agrícola Serra da Capivara (Efasc) oferta Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico Profissionalizante, com curso de Agropecuária, e atende 77 alunos, em 3 turmas de 1º, 2 e 3º ano.