Seduc realiza abertura oficial do V Circuito de Ciências

Na manhã desta segunda-feira (17), foi realizada a solenidade de abertura do V Circuito de Ciências, projeto educacional que visa popularizar a ciência, estimulando o desenvolvimento de atividades pelos alunos e a comunidade escolar que fortaleçam o conhecimento científico. O evento, que teve início às 8h, contou com a participação de alunos, professores e diretores de escolas da rede pública de ensino, além do secretário da Educação, Ellen Gera; a governadora do Estado, Regina Sousa; e demais profissionais da Secretária de Estado da Educação (Seduc). 


“A ciência é feita por meio da Educação. E esse é o nosso principal objetivo com o V Circuito de Ciências, fazer com que o chão da nossa escola seja também palco de protagonismo de nossos estudantes por meio da ciência. Precisamos fincar essa bandeira aqui no Estado do Piauí, para que a gente defenda o conhecimento científico, fomentando a pesquisa e engajamento dos estudantes”, declara o secretário Ellen Gera.

Contando atualmente com 342 escolas inscritas, com um investimento estimado de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) para o seu desenvolvimento, o projeto científico busca trazer os estudantes como protagonistas. As atividades desenvolvidas trarão aos alunos o papel de pesquisadores, investigadores e cientistas, objetivando um conhecimento aprofundado da Ciência.

A diretora do Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, Djanira Alencar, relata que em sua instituição já foram iniciadas as atividades do Circuito de Ciências, com o projeto de energias renováveis, e destaca a importância do desenvolvimento de projetos como esse nas escolas.

“Todo e qualquer projeto realizado na escola tem uma grande relevância, pois colabora para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. E o mais importante é que a partir destes projetos observamos o desenvolvimento integral de nossos alunos. E ainda se fomenta o Protagonismo Juvenil. Já demos o pontapé inicial com os nossos alunos, com o desenvolvimento do projeto Energias Renováveis", enfatiza ela.

“É importante que o Brasil volte a ser o que ele já foi com a Ciência. Vamos sim, descobrir muitos e muitos talentos com esse projeto. Eu desejo boa sorte a todos e que possamos trazer muitas coisas boas dele”, afirma a governadora Regina Sousa.

Durante a solenidade, Carlos Alberto Pereira, superintendente de Educação Básica da Seduc, informou que será inaugurado o primeiro Laboratório de Tecnologia e Inovação Científica (LabCrie) que terá como objetivo formar professores e estudantes.

“Logo o laboratório estará aberto e garantiremos muita tecnologia. Usaremos todas as estruturas necessárias para difundir a Ciência, que é tão necessária. Estaremos sempre juntos nessa caminhada. Nós vamos formar professores e estudantes”, esclarece.