Rede Estadual inicia atividades do V Circuito de Ciências 2022 na quarta-feira (17) em todo Piauí

As aulas de ciências são um espaço especial para inovação e experimentação na escola. O momento de testar estes conhecimentos acontece no V Circuito de Ciências das escolas públicas estaduais, edição 2022, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

A abertura do Circuito acontece na próxima quarta-feira, 17 de agosto, no horário das 08h00 às 12h00, no formato híbrido com a participação presencial e on-line de estudantes, professores, gestores regionais e equipe Seduc. A cerimônia presencial acontece no Diferencial Eventos.

O Circuito de Ciências traz como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a fim de popularizar a ciência com atividades que fortaleçam o letramento científico e a capacidade investigativa entre alunos para solução de problemas.

Com a participação dos estudantes de todas as escolas estaduais inscritas, a Seduc organizou o Circuito de Ciências em etapas locais, regionais e por polos.

Maria José Mendes Neto, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da SEDUC Piauí, destacou a mobilização para que o circuito coloque o estudante como protagonista da sua aprendizagem.

“Por meio do letramento e investigação científica, o estudante participa de diferentes etapas apresentando seus projetos em cinco polos. Criamos um movimento de mobilização importante para os profissionais e estudantes estimularem sua prática de aprendizagem e assumirem o protagonismo no decorrer dessas ações. Temos 347 escolas inscritas, o que demonstra o engajamento desde a pré-inscrição e agora iremos acompanhar as vivências interdisciplinares e práticas inovadoras até o final de setembro”, explicou a diretora.

Inscrições e seletivas

As Gerências Regionais de Educação (GREs) mobilizaram as escolas para iniciar a etapa local de pré-inscrição na V Edição via formulário on-line. No período de 11 a 20 de agosto de 2022, as escolas irão confirmar a inscrição enviando seu Projeto às gerências, conforme regulamento.

Podem participar os estudantes matriculados na rede estadual no Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio Regular; Ensino Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA), a nível Fundamental e nível Médio.

Os trabalhos foram selecionados pelas escolas no período de 22 de agosto a 02 de setembro de 2022. Na sequência, as 21 GREs, participaram da etapa local, onde os avaliadores selecionaram 01 projeto de cada nível/modalidade para concorrer na etapa Regional/Polo.

A etapa polo está dividida entre as regiões de Teresina, Piripiri, Picos, Oeiras e Bom Jesus, sendo selecionados até 05 projetos por GRE, no período de 23 de setembro a 07 de outubro de 2022.

Reunidos em equipes, os estudantes, sob supervisão de dois professores, devem produzir banners e realizarem a apresentação do projeto demonstrando o conhecimento pleno sobre o tema escolhido.

Premiação

Todos os/as estudantes e professores/as participantes do projeto receberão certificados e medalhas emitidos pela SEDUC.

As escolas selecionadas em 1º lugar de cada modalidade serão premiadas com um troféu e uma TV 55 polegadas.