Escola Helvídio Nunes comemora dia dos estudantes com campanha de doação de sangue e atividades propostas pelos estudantes

Com a proposta de incentivar o protagonismo juvenil e desenvolvimento de habilidades sociais dos estudantes, o CETI Helvídio Nunes, em Teresina, realizou um projeto na comemoração ao dia do estudante, 11 de agosto, com campanhas de arrecadação de alimentos para doação a entidades da capital e para incentivar a doação de sangue.  

Pensar na coletividade tem ido o foco da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc), através do projeto Diversidade na Escola, desenvolvido pela equipe da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID). As atividades promovidas pelo Helvídio Nunes também se inserem no processo de implementação do Novo Ensino Médio em toda a rede e dissemina entre os estudantes atividades que os façam pensar em aspectos como a coletividade e as ações sociais no seu processo de formação educacional. 


“Nos reunimos com os estudantes e perguntamos para eles o que poderia ser feito para comemorar o Dia do Estudante, 11 agosto, e eles tiveram a ideia da uma gincana. Então, dentro dessa gincana tivemos algumas provas e uma das delas foi a arrecadação de alimentos para doarmos a alguma instituição, além do incentivo à doação de sangue. Os alunos abraçaram a ideia e estão fazendo essa doação sangue”, explicou Auristela Torres, gestora da escola. 

Além de levar a temática da doação para dentro das escolas, esclarecendo dúvidas e aumentando a familiaridade dos jovens e suas famílias com o assunto, um dos objetivos do projeto Diversidade na Escola é que os participantes da ação se tornem doadores frequentes e que compreendam a responsabilidade que possuem com a coletividade e chamar a atenção para valores como a empatia e solidariedade ao próximo.


A gestora da escola Helvídio explica que a gincana será culminância do projeto e vai acontecer nesta sexta (12) e sábado (13), ainda dentro das comemorações ao Dia do Estudante. “Vamos ter provas de corrida com ovos na colher, corrida com a vassoura, equilíbrio de vassoura, de quem mais enche balão em determinado tempo, dança, desfiles dos alunos, tudo isso em comemoração ao dia do estudante”, disse a gestora.