Dia do Estudante é celebrado com atividades que incentivam protagonismo na escola

?Um dia inteiro de atividades em que o aprendizado vai além da sala de aula foi dedicado aos homenageados de 11 de agosto, os estudantes. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizada no bairro Parque Brasil II, zona norte da cidade de Teresina, organizou as atividades do sarau em que o estudante foi o protagonista.


A programação dedicada aos 380 estudantes matriculados no Ensino Médio teve início ainda no dia 22 de julho e o seu encerramento na data comemorativa do Dia do Estudante.

O pátio da escola foi o palco montado para os estudantes apresentarem todas as suas habilidades e talentos preparados ao longo de meses sob a supervisão dos professores.


Participativos, os colegas de turma acompanharam as atividades que envolviam festival de música, declamação de poesia, palestras sobre saúde mental, performance de dança, concurso de soletrar, teatro, apresentação musical, exposição de desenhos, exposição de robôs e bonecos, desfiles, quiz e competição de jogos.

O secretário Ellen Gera, acompanhado da equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esteve no Sarau participando dos projetos executados pelos estudantes, como o concurso de soletrar e conversou com eles no podcast ‘Pod CETI’, produzido pelos estudantes.

“Estamos visitando uma escola de tempo integral e estas já têm na sua metodologia o protagonismo estudantil no currículo, na dinâmica da escola e no projeto de vida. A escola desenvolve neste 11 de agosto um dia especial, por conta das comemorações do Dia do Estudante, tendo muitas atividades com eles sendo os grandes protagonistas. Vimos que o estudante desenvolve seu projeto de vida de encontro à sua característica, portanto, a escola tem um leque mais amplo de áreas que eles podem se aprofundar. Deixo meus parabéns para toda a equipe da escola e um grande abraço para todos os estudantes da nossa rede estadual de educação”, celebrou o secretário.


Para compartilhar com a comunidade todas as ações desempenhadas pelos estudantes, a escola registra tudo por meio do podcast. O ‘Pod CETI’ têm à frente os estudantes Marcos Vinicius, Layra Sabrina, Isadora e Aylana Costa sob a supervisão do professor da disciplina de projeto de vida, Bruno Santos.



Produzido há mais de um mês, os estudantes realizam as entrevistas com personagens do seu cotidiano como pessoas da gestão escolar, servidores da escola e os colegas de classe. Eles gravam, editam e publicam todo o material na plataforma de vídeos Youtube e rede social.

“O podcast começou há um mês com um trabalho de turma e pensamos como conversar com todos da escola e vem dando certo", informou Sabrina. Vinicius pontua a oportunidade de alcançar todos na escola. “Tudo começou com uma aula na disciplina projeto de vida e tem sido maravilhoso. Na conversa buscamos abordar temas que estão dentro da escola diretamente com alunos, professores, funcionários, sobre o nosso dia a dia”, disse.

Nos bastidores, a estudante Aylana comemora o resultado “Para nós é gratificante representar a escola e mostrar como o Ceti Jose Pereira tem alunos com vários talentos. O intuito é divertir o público e acabamos nos divertindo ao fazer as gravações, passamos a nos ajudar mais e compreendemos tudo que acontece”, destacou.