Apoio socioemocional é parte da rotina de estudantes da rede estadual de educação

“No primeiro dia de aula estava com medo de como os outros alunos iriam se comportar, por causa da pandemia, mas teve uma palestra com a psicóloga sobre como se manter saudável em tempos de Covid-19. Isso foi essencial para que eu me sentisse melhor na volta às aulas presenciais”, disse a estudante Noêmia Pinheiro Lima, 14 anos, da U. E. Arsênio Santos, de Santa Luz do Piauí. Para dar apoio a toda a rede de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo e incentivando escolas na promoção de eventos que ajudem e deem suporte psicológico aos estudantes.

A escola onde a Noêmia estuda tem 217 estudantes matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), e a gestora, Carolina Ribeiro de Aquino, relata que a volta às aulas presenciais trouxe estudantes mais ansiosos e com alguns dificuldades emocionais.  “Desde que retornamos, nós começamos a realizar atividades voltadas a preparar esse aluno para interagir novamente em sala de aula através de dinâmicas e roda de conversas”, explicou. 

Para dar esse apoio, a Seduc fez seletivo de profissionais e formações para dar suporte às Gerências Regionais de Educação (GRE) nas áreas da Psicologia, Serviço Social, Psicopedagogia e apoio jurídico. Foi com esse suporte que a escola Arsênio e muitas outras tiveram apoio para que projetos fossem desenvolvidos. “Entramos em contato com a equipe multiprofissional da GRE, que veio aqui ofertar esse apoio aos alunos. Já tínhamos repassado todas as dificuldades encontradas nesse retorno e o tipo de aluno que tínhamos encontrado.  Eles [os profissionais] vieram e fizeram esse acompanhamento presencial e de forma individual com cada aluno”, disse Carolina. 

Os estudantes se envolvem nas atividades e relatam que a presença dos psicólogos é de fundamental importância e as conversas são proveitosas para entenderem as mudanças promovidas pela pandemia.  “No retorno das aulas eu estava meio insegura, mas estava feliz em poder ver meus amigos e professores. A escola já tem uns projetos, mas as rodas de conversa e a psicóloga foram ações muito boas e muito importantes para nós”, disse a estudante Kalene Nunes Fernandes, 14 anos. 

Além disso, a Seduc lançou, em 2020, o projeto “Estudar Pode Ser Leve”, que tem como objetivo contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede. As ações estão inseridas na programação das aulas transmitidas pelo Canal Educação e consistem na troca de informações, interação, palestras e demais atividades que podem dar suporte socioemocional para toda a rede. As atividades são divididas nos quadros: Dia de Papear, Chega aí, Se liga na ideia, Conectando ideias e Desatando Nós na Educação.

EQUIPES MULTIPROFISSINAIS DÃO APOIO ÀS ESCOLAS 

Desde 2021 a Seduc vem reforçando as equipes das Gerências Regionais da Educação com profissionais nas áreas de Psicologia, Assistência Social, Psicopedagogia e apoio jurídico. Os profissionais foram aprovados no edital SEDUC-PI/GSE N° 08/2021 para fortalecer as equipes Multiprofissionais e, através desse grupo de trabalho, vêm acompanhando situações que provocavam e/ou favoreciam situações de agressividade, violência e indisciplina entre os alunos da Rede.  

Durante a Pandemia o trabalho foi bastante intenso e abrange atualmente toda a comunidade escolar além de técnicos nas regionais e sede da Seduc. A Seduc também entendeu a necessidade de constituir grupo nas escolas capazes de acolher e mediar conflitos. A Portaria SEDUC-PI/GSE Nº 295/2021, define a implantação e o funcionamento do Comitê Escolar de Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí, importante ação para fortalecer a autonomia da escola, emponderando-a para mediar conflitos entre seus membros de maneira a implantar definitivamente a Cultura de Paz nas escolas estaduais.