Núcleo de Educação Indígena da Seduc encerra nesta sexta (05/08) a I Formação em História e Direito dos Povos Indígenas

A I Formação em História e Direito dos Povos Indígenas, organizada pelo Núcleo de Educação Indígena Quilombola da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), foi encerrada nesta sexta-feira (05/08). A formação foi ministrada pelo professor e historiador, João Paulo Peixoto, e contou com a presença de alunos da Unidade Escolar Família Agrícola do Soinho, localizada no povoado Soinho.


O curso, que objetiva formar os servidores que trabalham na sede da Seduc para que possam executar com mais propriedade os processos referentes à Educação Escolar Indígena que será implementada no Piauí, teve uma duração total de 15 horas, distribuídas em 4 palestras ministradas por professores de universidades estaduais, realizadas no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e transmitidas ao vivo pelo Canal Educação.

A solenidade de encerramento foi iniciada com a fala do indígena e coordenador da Microrregional do Piauí na Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Henrique Manoel do Nascimento, que destacou a importância da implementação da educação indígena para o seu povo. “É um momento muito importante para nós, povos indígenas do estado do Piauí. É um sonho de todos nós termos uma educação indígena onde possamos valorizar e manter viva a nossa cultura e o nosso resgate histórico, tendo a nossa educação diferenciada e podendo colocar os nossos costumes e nossas rezas para que as nossas tradições possam ser respeitadas e repassadas para nossas crianças, nossos jovens e nossos alunos”, enfatiza.

O Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, declarou durante o evento que está em processo de emissão um decreto que cria 2 fóruns específicos de discussão estadual sobre a implementação da educação para os povos indígenas e quilombolas. “Sentaremos juntos para discutir uma escola para os índios e uma escola para os quilombolas. Tendo como objetivo trazer o resgate cultural, resgate de línguas, das manifestações concretas que ao longo do tempo foram se perdendo. Inclusive pelos processos de transformação cultural que invadiram os direitos das outras culturas”, completa.

Ao longo da palestra, João Paulo narrou a história dos povos indígenas no Piauí até a consolidação do Brasil Independente e reforça a importância deles para o estado e o país. “Que a gente pense na história do Brasil e do Piauí através do protagonismo dessas pessoas. Sem o destaque desse protagonismo não há história. Não há história do Piauí sem os povos indígenas daqui. Que nós sejamos então bons ouvintes para ouvir e contar essas histórias”, conclui.


 Planejamento de Implementação da Educação Escolar Indígena

O Planejamento de Implementação da Educação Escolar Indígena, que vem sendo desenvolvido pela Seduc, visa atender ao direito dos povos indígenas a uma educação diferenciada, intercultural e bilíngue, direito este garantido na Constituição de 1988, nas Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012) e em outros documentos nacionais e internacionais.