Projeto de inclusão social alcança destaque para jovens atletas piauienses

As alunas Luannayra Alves, Kawanny de Costa e Evellyn Ribeiro, estudantes da rede pública estadual de ensino que fazem parte do projeto Cidadão do Futuro, da Associação Mais Cidadania Piauí, vêm alcançando bons resultados e trazendo grande destaque para o estado em âmbito nacional. O projeto tem o intuito de trazer mais cidadania e inclusão social para jovens piauienses através do esporte.

As atletas da rede pública, que também irão competir nos Jogos Escolares Piauiense (JEPs), participarão, durante os dias 19 e 21 de agosto, do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, no munícipio de Bragança Paulista, representando o Piauí. As alunas contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que está pagando as passagens para que as atletas possam participar da competição nacional, e foram recebidas, na manhã da segunda-feira (08), pelo Secretário do Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, que prezou os esforços das atletas em sempre conseguirem a melhor colocação.

“Fico muito satisfeito em ver a dedicação e o esforço de nossos alunos e alunas atletas, que sempre trazem prêmios para o nosso estado, e a Seduc tem muito orgulho em colaborar com o crescimento deles”, declarou Ellen Gera.

Para as atletas Luannayra, Kawanny e Evellyn, as expectativas para esse campeonato são grandes e elas afirmam que a preparação e os treinos têm sido constantes e diários.

“Eu espero não só trazer a medalha para representar o Piauí, mas também quebrar meu recorde pessoal. Estou me preparando, treinando todo dia e indo para a academia. Sempre me dedicando ao máximo para alcançar o meu objetivo”, confessa Luannayra.

A delegação de atletas já participou de vários campeonatos onde obtiveram medalhas de ouro, prata e bronze e lograram entrar no ranking nacional de medalhistas. “A nossa expectativa é que a gente melhore a nossa posição no ranking nacional, e claro, que eles tragam medalhas de destaque para o Piauí. Os nossos atletas estão super bem classificados e capacitados para esse campeonato”, afirma o coordenador da Associação Mais Cidadania Piauí, João Correia.

Na associação são ofertados cursos gratuitos de esportes variados para os seus 35 alunos, supervisionados por um educador físico, além também de cursos de educação básica como informática, primeiros socorros, dentre outros. Os treinamentos esportivos são realizados de segunda a sexta, no Parque Lagoas do Norte, nos turnos manhã e tarde, e aos sábados no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A associação almeja realizar durante os próximos meses uma paraolimpíada voltada para jovens portadores de deficiência física. O objetivo é incluir socialmente os mais variados jovens e resgatá-los das drogas e da falta de cultura e cidadania.