Educação entrega polos da UAPI e anuncia R$ 31 mi em modernização da rede estadual

“Antes, nós tínhamos dificuldade de incentivar nossos filhos a seguir na universidade e, agora, conseguimos chegar no curso de ensino superior ao lado da nossa família”. O relato foi do coordenador pedagógico do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Marcilio Gomes, durante a solenidade virtual de entrega dos 14 (quatorze) polos de Apoio Presencial da UAPI.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/PI), entregou nesta terça-feira (19)

Por mediação tecnológica, os estudantes dos polos acompanharam a entrega das infraestruturas reformadas, ampliadas e modernizadas pelo Governo do Piauí, orçados em 2.741.367,91 (dois milhões e setecentos e quarenta e um mil e trezentos e sessenta e sete reais e noventa e um centavos).

As novas instalações contemplam os estudantes nos municípios de: Assunção do Piauí; Batalha; Barra D’Alcântara; Campo Alegre do Fidalgo; Francisco Santos; Francinópolis; Jardim do Mulato; Lagoa do Sítio; Madeiro; Nossa Senhora do Nazaré; Nossa Senhora dos Remédios; Morro do Chapéu; Porto; São Gonçalo do Piauí.

Participando da solenidade que teve transmissão on-line através da plataforma Canal Educação, Marcílio Gomes, à frente do polo da UAPI no município de Nossa Senhora de Nazaré, comemorou as oportunidades de continuidade no ensino dos piauienses.

“Em poucos anos pudemos constatar a grande evolução da infraestrutura das escolas com laboratórios, internet, bibliotecas, ou seja, o estudante piauiense terá mais oportunidade de acesso ao Ensino Superior. Em dezembro, a UAPI no nosso município finaliza a turma de administração com 26 estudantes aptos a adentrar o mercado de trabalho, desenvolver novos negócios e, consequentemente, alavancar a economia local”, celebrou.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dr. Evandro Alberto, celebrou a parceria entre as instituições para interiorizar o ensino público. "O Piauí vive um momento importante com a inauguração destas unidades da UAPI e tem índices provando a dedicação da UESPI, Seduc e FAPEPI na oferta do ensino superior. Estamos trabalhando para diversificar os cursos e atender à vocação dos territórios de desenvolvimento do Piauí e, assim, contribuir para que as famílias se emancipem pela educação, tendo oportunidade em todos os municípios", declarou.

A Governadora do Piauí, Regina Sousa, reforçou o trabalho da UAPI em expandir e interiorizar a oferta de novos cursos. "Estamos entregando esses polos reformados otimizando espaços e recursos com a estrutura para ofertar uma boa aula. Autorizamos também estudos para ofertar novos cursos na UAPI e avançarmos com cursos diferentes, seguindo a realidade destes municípios com ênfase à educação rural ou outra área que potencialize as cidades”, informou a chefe do executivo.

A modernização dos ambientes nos polos de apoio inclui 01 Sala do Laboratório de Informática, devidamente equipada com computadores; 01 Sala de Mediação, devidamente equipada; 01 Sala de Estudo devidamente equipada; 01 Sala de Coordenação devidamente equipada; e 02 Banheiros.

Novos investimentos

Em sua fala, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, celebrou a modernização que abrange os 14 municípios e anunciou mais investimentos para a rede pública de ensino.

“Até pouco tempo tínhamos cerca de 40 cidades com a oferta do ensino superior e nos últimos anos tivemos a oportunidade por meio da UAPI de alcançar todos os municípios piauienses. São estruturas equipadas com tecnologia, conectividade, climatização, bibliotecas e salas com mediação tecnológica. A UAPi tem este objetivo de permitir a todo cidadão piauiense ter a oportunidade de concorrer à vaga no seu município”, afirmou o secretário.

A continuidade de investimentos na rede estadual também foi celebrada na solenidade virtual. Foram autorizados o início de obras de reforma, ampliação e modernização de 40 unidades escolares, centros de tempo integral e Gerências Regionais de Educação (GRE). Os investimentos estão orçados em 31.759.245,22 para vinte e oito municípios.

“O Governo do Estado, por meio da Seduc, tem feito uma grande revolução nas infraestruturas das escolas. Foram assinadas intervenções para escolas na capital e interior de quarenta obras em escolas com recursos orçados em 31 milhões e estes investimentos irão permitir a muitas escolas iniciar o ano letivo com uma estrutura renovada. Estamos gradativamente reformando as escolas do Piauí diante da enorme demanda”, declarou o secretário Ellen Gera.

Estão contemplados Altos, Amarante, Angical, Assunção do Piauí, Palmeirais, Barras, Buriti dos Lopes, Cristino Castro, Curimatá, Demerval Lobão, Floresta do Piauí, Guadalupe, Jaicós, Jatobá do Piauí, Lagoa do Piauí, Luís Correia, Luzilândia, Picos, Piripiri, Regeneração, Ribeira do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, São José do Peixe, São João do Piauí, Santo Inácio do Piauí e Santa Cruz do Piauí.