Atleta piauiense de escola pública conquista troféu no Norte-Nordeste de Atletismo sub-18

“Eu agradeço muito à escola que vem me incentivando e ajudando até hoje. Eu estudo lá desde o 1º ano e agradeço muito à diretora e ao treinador”, disse Maria Luiza Silva Mariano, 17 anos, estudante do CETI Didácio Silva e ganhadora do Troféu Norte-Nordeste de Atletismo sub-18. A próxima etapa será o Brasileiro Sub-18, que acontecerá em São Paulo, ainda no mês de agosto.  


A atleta começou a treinar em 2019 e durante a pandemia recebeu incentivo da escola para continuar no esporte e isso tem rendido medalhas em competições. Ela conta que a sua trajetória no esporte é recente, mas a sua dedicação e o incentivo de professores têm sido os pontos motivacionais para as conquistas. Ela foi campeã no Heptatlo, que é composto por 7 provas, sendo elas: 100 metros com barreiras, salto em altura, salto em distância, arremesso do peso, lançamento de dardo, 200 metros e 800 metros. Além disso, ainda foi vice-campeã no lançamento de dardo. 

“Em 2019, fui classificada para os Jogos Escolares e aí começou a pandemia e o período de isolamento social. Voltei a treinar ano passado, muito focada, e no começo competi na etapa estadual sub-18, para classificar para o Norte-Nordeste”, explicou. 


Além dos treinos, a estudante do 3º ano do ensino médio integral do CETI Didácio Silva, localizado do bairro Itararé, no Grande Dirceu, conta que entre as aulas e a rotina de estudos em casa recebe apoio da escola e do treinador para preparação para as competições. Ela pretende conciliar os treinos sempre com os estudos e está se preparando para concorrer a uma vaga para curso de Fisioterapia na universidade. 

“Como o Didácio Silva é uma escola integral quando é dia de aula e eu tenho treino, que são nas terças e quintas lá na pista de atletismo da UFPI, a diretora ajuda pagando Uber e assim isso me incentiva muito a trazer mais resultado para a escola, para o meu estado e é um prazer representar o Piauí nessas competições nacionais”, disse.  

Agora, a preparação está concentrada para o Brasileiro Sub-18 que vai acontecer em Bragança Paulista, em São Paulo, de 19 a 21 de agosto. O seu foco tem sido conquistar uma posição de destaque nacional e servir de inspiração para outros atletas estudantes do Piauí.