Projeto “Viajando na leitura” envolve estudantes do Modestina Bezerra


Aconteceu nesta segunda, 11, no CETI Modestina Bezerra, a culminância do Projeto de Leitura “Viajando na leitura: ler, escrever e transformar, com os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da equipe pedagógica da escola. O encontro foi realizado na quadra da escola.


Durante o dia os estudantes apresentaram a importância da leitura na transformação do mundo por meio do canto, do teatro, e ainda com apresentação de podcast e compartilhamento de vídeos, com os bastidores da travessia realizada pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto.


“Percebemos a necessidade de influenciar nossos alunos a ler cada vez mais. Segundo pesquisa da Revista Veja, Teresina é uma das capitais que mais lê e nossa escola faz esse papel de influenciar os alunos na leitura”, afirma a diretora da escola, Clarisse Veloso. 


A diretora relata ainda que uma aluna da escola já leu mais de 50 livros do início ao meio do ano. “É por meio da leitura que eles aprendem mais descobertas, melhoram o vocabulário, se tornam pessoas mais criativas e isso é importante para o aprendizado dentro e fora da escola”, diz Clarisse.


As ações do projeto de leitura tiveram início em maio com um momento de sondagem individual para mapeamento dos níveis de leitura e apresentação ao grupo de professores para elaboração de estratégias de intervenção, tendo uma indicação de gênero para cada ano, conforme indicação: 7º ano EF - Contos; 8º ano EF - Histórias em quadrinho; 9º ano EF - Romance.



Após as indicações de gêneros, os alunos, que são acompanhados pelas professoras Rauquira Aguiar e Vânia Maria, realizaram diferentes leituras e em seguida as interpretaram, reescreveram-nas e produziram seus próprios textos a partir dos conhecimentos obtidos. Muitas produções autorais foram apresentadas e reconhecidas pela comunidade educativa. 


De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Natally Nunes, os alunos do CETI estão sendo oportunizados a se desenvolverem de maneira integral. “As ações do Projeto focam não só o desenvolvimento cognitivo como também nos aspectos sócioemocionais que envolvem habilidades relacionadas, linguagem oral e expressividade corporal em apresentações para diferentes públicos.