Piauí premia medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

 

 

É chegada à hora de comemorar o desempenho dos piauienses na 15ª e 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com a entrega das premiações para os alunos, professores, gestores e Secretários de Educação. A solenidade de condecoração aconteceu nesta sexta-feira, 1° de julho, no Centro de Convenções de Teresina.

 

Enzo Vieira, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão, conquistou medalha de prata em 2019 e um ouro em 2021 pela OBMEP, ele e mais 40 estudantes vieram de Cocal dos Alves, 300 Km de Teresina, para receber as premiações.

 

“Observando a trajetória de muitos outros alunos que vieram antes de mim, de vários que tão vindo depois, a gente consegue perceber quão é claro a imensidão que a OBMEP pode se tornar dependendo do caminho que você pode escolher. A OBMEP abre várias portas pra gente, através de bolsas de estudos, convites para estudar em cursinhos, eu mesmo fui convidado para fazer o vestibular da FGV, que é algo incrível, tudo isso vem com a OBMEP. A gente sempre tem essa ligação com os que estão vindo, a gente vai lá na escola, muitos alunos que já ganharam medalhas dão aulas, então é algo que ajuda bastante a essa motivação, a gente perceber como é possível, que vários alunos já tiveram e a gente sempre tem esse contato muito forte com todos os outros alunos que já passaram”, enfatiza o estudante.

 

Já Francisco Rafael Gomes, veio de Castelo do Piauí receber sua medalha de bronze na companhia da diretora do CETI Conego Cardoso, Maria do Socorro Soares.

 

“É uma experiência única a que estamos vivendo. Além de estudar e me apaixonar pela matemática, essa troca de experiências e a valorização que nossos estudos estão recebendo é gratificante”, observa Rafael.

 

A diretora da Unidade Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, afirma que o estado do Piauí vem desenvolvendo desde que a OBMEP foi lançada em 2005 um incentivo, uma mobilização muito grande por parte das escolas públicas em especial as escolas estaduais.

 

“A OBMEP é uma prova que avalia, incentiva a participação e trabalha com desafios para desenvolver o prazer e o gosto pela matemática nos estudantes da escola pública, porque ao longo dos anos a matemática sempre foi vista como bicho-papão das áreas do conhecimento. Então a resolução de problemas ela é um dos eixos que é inclusive avaliado para o desempenho das avaliações externas, que buscam entender como é que as políticas públicas educacionais estão sendo trabalhadas e a OBMEP ela vem também trabalhando não só o incentivo e o gosto pela matemática, como também apoia no desenvolvimento da resolução de problemas”, observa a diretora.

 

A 15ª OBMEP ocorreu em 2019 e a 16ª em 2021 com a educação piauiense conquistando 304 medalhas entre ouro, prata e bronze, menções honrosas e outras premiações nas redes pública e privada.

 

A governadora Regina Sousa parabenizou os premiados da OBMEP enfatizando que a olimpíada vai bem além de estimular e promover o estudo da Matemática.

 

“A olimpíada, do qual o Piauí é referência nacional, contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas”, destaca a governadora.