Servidores da Educação participam de segundo encontro focado em Práticas Administrativas


A aquisição de uma carteira, um bebedouro ou acompanhamento de licitação, todos são serviços administrativos internos que impactam no cotidiano escolar. A busca por metodologias mais céleres, que resultam na eficiência pedagógica, reuniu os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/PI) na "Formação em Práticas Administrativas”, realizada nesta sexta-feira (1) no Diferencial Buffet, em Teresina.



O segundo dia de formação, em parceria com o Instituto Unibanco, para servidores da área técnica lotados na Seduc/PI e Gerências Regionais de Educação (GREs) teve como meta aumentar as competências e habilidades dos técnicos da Secretaria, deixando-os aptos e atualizados. 



Os profissionais envolvidos em licitação, contratos, convênios acompanharam os treinamentos para organização interna e otimização das atividades, como reforça o contador, George Saimon Silva Barradas. 



"A formação de práticas administrativas é muito importante para que as ações internas e fluxos de processos prossigam de maneira devida. A capacitação para os profissionais se torna mais interessante porque trata-se da base legal do conhecimento teórico, mas, também, das práticas que são aplicadas no dia a dia. Temos visto, desde o primeiro dia, o procedimento padrão e, até mesmo, as legislações que irão entrar em vigência, como a nova lei de licitações em 2023. Então, a capacitação torna-se relevante por contemplar do processo interno simples ao efeito prático pedagógico, como aquisições de materiais", enfatizou George, presente na formação inédita para os servidores da Secretaria de Educação.



De forma presencial e on-line, a formação em práticas administrativas, compartilhou inovações de rotinas produtivas em processos, com diferentes graus de urgência e importância da pasta do fluxo processual na Secretaria de Educação.



A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, destacou o alinhamento necessário entre as rotinas administrativas e a gestão pedagógica que impactam no cotidiano das Unidades de Ensino.



"Esta é uma agenda interna que trabalha o dia a dia da área, na qual revisamos todas os processos de instruções administrativas, que passa por aquisição, análise de órgãos de controle, fiscalizações contratuais, dentre outras, e pode impactar na rotina do nosso público-alvo, que é são os estudantes. Ao seguir um processo instruído administrativo da forma correta, por exemplo, que dura em média 90 dias com todo trânsito processual regular, nós conseguiremos agilizar aquisições, contratos, operações, execuções de atividades, para que chegue na escola de forma mais rápida. Então, esse trabalho que a Seduc está desenvolvendo, a partir da Unidade Administrativa (Unad), contribui muito para facilitar a educação de qualidade que chega a um terço da população piauiense", detalhou Viviane.