Escola mobiliza alunos com ações para o Outubro Rosa


As atividades de conscientização do Outubro Rosa não são apenas assuntos restritos a adultos. Essa campanha nacional, que visa prevenir e combater o câncer de mama e de colo de útero, duas das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil, também permite que as crianças participem. O CETI Professor Antônio Tarciso  Pereira e Silva, localizado no bairro Vale quem tem, realizou, durante toda a segunda-feira (07), várias atividades voltadas para a temática.


A unidade mobilizou seus alunos para que eles tenham noção da importância do tema. O dia na escola foi especialmente dedicado ao Outubro Rosa. Cerca de 250 alunos produziram diversos materiais para sensibilizar e convencer suas mães, tias, avós e outros familiares a realizarem os exames preventivos necessários. Foram feitos bilhetes, textos e cartazes explorando o tema.


No início do dia aconteceu a acolhida com os alunos vestidos de blusas rosa e a entrega do lacinho rosa. No período da tarde  a palestra "Outubro Rosa Câncer de Mama" foi ministrada pela diretora Maria José Viana. As atividades foram finalizadas com apresentações dos alunos.


Segundo a gestora, os alunos têm um grande poder de convencimento e, estando bem informados, podem fazer a diferença levando o assunto para dentro de casa. "Tudo o que os jovens falam toca o coração, e a atitude deles pedindo para as mães se cuidarem e irem ao médico para realizar os exames consegue sensibilizar muitas mulheres que antes não davam a devida atenção para essa questão de saúde", destaca.


Os professores trabalharam os temas em sala de aula, com informações e imagens, para explicar o que é o câncer de mama, para que serve a campanha Outubro Rosa e por que as mulheres devem se cuidar e fazer seus exames com regularidade.